Top

Paisagens da Serra da Mantiqueira são retratadas em fotolivro

Com as recentes queimadas que devastaram grandes áreas verdes pela Amazônia e no Pantanal brasileiro, a biodiversidade do planeta fica cada vez mais restrita às memórias em livros e enciclopédias.

SIGA O RG NO INSTAGARAM

Ricardo Martins, antecipando a necessidade de criar registros de toda essa bela diversidade em outras regiões além da Amazônia e do Pantanal, registrou esta imagem em um fotolivro.

A Serra da Mantiqueira se tornou a modelo para que o fotógrafo desse sequência aos seus trabalhos. Em 2012, Martins ganhou um Prêmio Jabuti com outro fotolivro sobre a natureza e a diversidade do Brasil. O novo livro, chamado “Amantikir – Patrimônio Nacional Brasileiro”, já está disponível nas livrarias e no site de Ricardo.

Paisagens registradas

Para quem deseja visitar os cenários que estão registrados nas páginas de “Amantikir – Patrimônio Nacional Brasileiro”, basta fazer uma viagem a Minas Gerais. Passo Quatro, município mineiro, serviu de cenário para as belas fotografias de Ricardo Martins.

Mas não são apenas paisagens naturais: o histórico túnel utilizado pela Revolução Constitucionalista de 1932 também foi capturado pelas lentes de Martins, que também se preocupou em registrar os capítulos da história que acontecerem pela região da Serra da Mantiqueira.

Outra paisagem deslumbrante registrada pelo fotógrafo é o Poço da Esmeralda, em Carrancas, também Minas Gerais. Um cenário de cachoeiras de água cristalina, perfeito para quem deseja entrar em contato com a natureza, relaxar e, de quebra, fazer belos cliques para as redes sociais.

Publicando as fotos

Quem se sentir inspirado pelo trabalho de Martins também pode fazer o mesmo que ele: basta ousar em ter uma visão mais criativa pelos lugares que você frequenta ou até mesmo novas regiões. As viagens são excelentes oportunidades para fazer fotos incríveis, principalmente da natureza.

Além disso, por ser um lugar novo, você está mais atento aos detalhes – o que faz toda a diferença para conseguir as melhores fotografias.

Faça um jogo de composições a partir dos elementos do ambiente. Uma árvore com tronco ou galhos retorcidos, por exemplo, serve como uma excelente moldura natural para o seu objeto principal ao fotografar, que pode ser o mar, uma cachoeira ou até mesmo uma obra da arquitetura.

Depois, quando já tiver feito todas essas imagens, não deixe que elas se percam entre suas outras fotografias! Em vez de armazená-las em um HD, na nuvem ou nas suas redes sociais, elabore um fotolivro e coloque legendas, datas e nomes das pessoas que foram fotografadas. Se você quiser fazer algo ainda mais especial, é válido entrevistar moradores do local e colocar o resultado da entrevista ao lado das fotografias.

Mais de Cultura