Top

Museu Judaico de SP apresenta mostra “Judeus e Xangai”

No próximo dia 26 de novembro, às 11h, o Museu Judaico de São Paulo abre a exposição temporária “Judeus e Xangai: Famílias europeias refugiadas, nas décadas de 1930 e 1940” para convidados. O público em geral poderá visitá-la no dia seguinte (27.11), a partir das 10h. A mostra fica em cartaz até 26 de janeiro de 2020. A entrada é gratuita.

A exposição apresenta aos paulistanos e ao Brasil pela primeira vez a estrutura e o prédio completamente restaurado e pronto que abrigará o Museu Judaico, previsto para ser inaugurado ainda em 2019.

“As obras do Museu Judaico de São Paulo terminaram em junho deste ano. Ficamos três meses em testes. Com a exposição, teremos a chance de viver a experiência do equipamento museu, dar um preview do nosso prédio e apresentar uma história que poucas pessoas conhecem”, conta Roberta Sundfeld, diretora do Museu Judaico de São Paulo. “É uma honra receber a mostra do Shangai Jewish Refugees Museum, que nos procurou para sediá-la aqui no Brasil”.

A exposição reúne 42 painéis que contam histórias dos refugiados judeus da Europa em Xangai, revelando como essas pessoas e o povo chinês se defenderam das atrocidades fascistas. Estima-se que pelo menos 18 mil judeus foram para China.

Dois filmes vão contar um pouco dessas emocionantes histórias. Além de fotografias e documentos das famílias refugiadas que vivem no Brasil, o acervo conta também com réplicas de documentos do acervo do Shangai Jewish Refugees Museum.

Ações educativas e oficinas para a criançada compõem a programação especial. Visitas monitoradas para grupos também estão dentro do cronograma. Tudo gratuito. Não é necessário agendamento.

Museu Judaico de São Paulo – Rua Martinho Prado, 128, São Paulo.

Mais de Cultura