Top

Sul-africanos do Young Mbazo fazem show em SP

No dia 23 de novembro de 2019, Young Mbazo resgata as tradições musicais do povo indígena da África do Sul em apresentação a capella no Sesc Belenzinho. Show acontece no sábado, às 21h, no Teatro da unidade.

Formada pelos sul-africanos Babuyile Shabalala, Jabulani Mthembu, Siphamandla Shabalala, Lunga Mthembu, Samukelo Mhlongo e Lucky Malinga, Young Mbazo apresenta show a capella com canções de seu próximo disco que está em processo de finalização. O grupo foi concebido com a ideia de criar um estilo contemporâneo para a música a capella indígena que, unindo Isicathamiya (estilo musical originário da África do Sul) com influências de hip hop, R&B e soul, deu origem ao que batizaram Indigenous Hop Music.

O grupo deu seus primeiros passos quando, em 2009, Babuyile Shabalala e seu primo Siphamandla Shabalala se uniram em busca de repaginar a música indígena a capella, estabelecendo, ao gênero, uma perspectiva mais contemporânea. Os integrantes são filhos e netos dos músicos da banda Ladysmith Black Mambazo, formada em 1960 e reconhecida como um dos maiores grupos vocais da África do Sul, tendo acompanhado Nelson Mandela pela África em seus discursos.

Em 2010, o Mbazo produziu sua primeira faixa e se apresentou no Fan Park da Copa do Mundo de 2010. Uma das aspirações do grupo é unificar, inspirar e educar os jovens sobre o poder da paz, do amor e da harmonia por meio da celebração da cultura indígena da África do Sul. Em sua trajetória, já se apresentaram em festivais na Europa.

Mais de Cultura