Top

Rodrigo Albertini expõe na NK Store

A série “Natura em Camadas”, criada pelo fotógrafo Rodrigo Albertini exclusivamente para o It Mercado e NK Store, é formada por sete trabalhos únicos em metacrilato. As fotos foram feitas na Mata Atlântica, no sul de São Paulo, e apresentam florestas, cavernas e riachos em seu explendor máximo com texturas, cores e movimentos. Os trabalhos ficam na NK Store até dezembro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Não basta se autodenominar fotógrafo, é preciso respirar, viver, caminhar junto à fotografia”, esta é definição de fotografia de Albertini . Para ele arte e vida caminham juntas. No decorrer da carreira profissional, ele trabalhou com comunicação visual, design gráfico e publicidade, mas sempre cultivou o lado artístico da fotografia autoral.

A fotografia esteve presente desde a infância, seja em viagens em família quanto em trabalhos para clientes de diversas áreas. Foi, porém, por volta de 2005, em um dos períodos em que morou na Itália, que estudou fotografia e desenvolveu os seus conceitos artísticos fotografando as ruas e canais de Veneza. Mais tarde foi a outros países europeus clicar o cotidiano das cidades e as paisagens naturais.

Ao regressar para o Brasil, fez diversos trabalhos para arquitetos, publicitários, agências de propaganda, designers, jornais e imobiliárias de alto padrão. Desta forma, Albertini pôde desenvolver diversas técnicas que hoje implementam o seu olhar. Neste período, também foi a Minas Gerais e Rio de Janeiro percorrer a Estrada Real, caminho do ouro e das pedras preciosas desde o interior mineiro até Paraty (RJ), e de lá para Portugal. Nesse trajeto, Albertini registrou o dia a dia das cidades mineiras, a arquiterura barroca, os marcos históricos da colonização portuguesa, as paisagens naturais e os costumes seculares da população.

A série Brasil Colonial faz parte dos trabalhos e exposições desenvolvidos a partir dos anos 2000. Albertini passou a apresentar seus trabalhos tematicamente, como na outra série “Cidade em Movimento”. Desta forma, no início de 2019, o fotógrafo apresentou trabalhos tematizados em duas exposições. A mostra individual “Além do Olhar”, na ArtLab Gallery, e a coletiva “In Pixels”, na Casa Tegra, ambas em São Paulo, apresentaram estes diversos aspectos centrais à sua obra: paisagem, movimento, registros documentais e tematização.

Entre as novidades atuais está a série “Natura em Camadas”, que inclui sete trabalhos únicos em metacrilato, realizada especialmente para o It Mercado e NK Store. As fotos foram feitas na Mata Atlântica, no sul de São Paulo, e apresentam florestas, cavernas e riachos em seu explendor máximo com texturas,  cores e movimentos. Os formatos das imagens variam de escala e podem ser grandes, como “Passagem” e “Em Paz”, ou ainda fracionadas como “Verde Cuore I” e “Verde Cuore II”. O frescor, a energia e a paz que a floresta emana são os verdadeiros pontos de fuga do olhar do fotógrafo.

NK Store – Rua Haddock Lobo, 1.592, Jardins, São Paulo.

Mais de Cultura