Acontece no próximo dia 21 de novembro, às 20h30, no Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, em São Paulo, o concerto “O Maestro – Em Busca da Última Música”, dirigido pelo maestro italiano Francesco Lottoro e executado pela Orquestra Jazz Sinfônica, com músicas compostas e recuperadas dos campos de concentração. O evento que marcará a abertura das comemorações dos 75 da libertação dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, contará com a participação especial do maestro João Carlos Martins.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O evento acontece por iniciativa da organização ambiental KKL Brasil e terá parte da renda dos ingressos revertida para o “projeto 100 viagens”, do maestro italiano, para a continuidade da pesquisa de novas partituras com os poucos sobreviventes do Holocausto ainda em vida.
Na mesma ocasião acontecerá a Exposição “Rostos do Holocausto”, do fotógrafo Eduardo El Kobbi, com imagens dos sobreviventes do Holocausto que residem no Brasil e que estarão presentes ao Concerto.
Há 30 anos o maestro Francesco Lotoro dedica-se a missão de resgatar e apresentar esse patrimônio musical ao mundo. Lotoro catalogou cerca de 1,6 mil compositores e transcreveu mais de 8 mil obras musicais. O acervo conservado em sua casa na pequena cidade de Barletta, no sul da Itália, reúne óperas, operetas, música sinfônica, lírica, jazz, até canções populares, cantigas e paródias e será transformado pelo governo italiano na “Cittadella Della Musica Concentracionalle”, um Centro Cultural com teatro, cinema e biblioteca e tratará apenas de musicas concentracionais.
Grande parte dessas composições, muitas das quais escritas em milhares de manuscritos, em partituras e folhas despedaçadas e até rabiscos em papel higiênico ou em sacos de carvão, foram criadas por judeus, mas há também músicas feitas por presos políticos, comunistas, homossexuais, ciganos e religiosos.
O trabalho de Lotoro foi retratado no documentário “O Maestro”, de Alexandre Valenti, premiado no mundo todo e exibido em São Paulo durante a 42ª Mostra Internacional de Cinema.