Top

Caixa Cultural SP apresenta “Àṣẹ – Poéticas de Empoderamento”

Até 19 de janeiro, a Caixa Cultural São Paulo recebe “Àṣẹ – Poéticas de Empoderamento”, exposição que traz à tona a luta por afirmação, conhecimento, autoestima, aceitação e valorização das origens afro-brasileiras através das ferramentas poéticas utilizadas por blocos afro e afoxés. A visitação é aberta ao público e acontece de terça a domingo, das 9h às 18h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A exposição traz religião, música, dança, poesia, indumentárias e comportamento como ferramentas para contar suas trajetórias de resistência e seus legados de beleza e empoderamento. A mostra é dividida em quatro partes: Origens traz o Candomblé como arcabouço cultural de onde surgem essas entidades, para além de questões estéticas e musicais, como espaço de vivência coletiva; Dança revela o corpo como um espaço de memória e veículo de expressão de autoconhecimento; Estética traz beleza e comportamento como ferramentas no processo de construção de identidades e subjetividades; Música, enquanto saber ancestral e veículo de informação, que conta a história do povo negro. Depoimentos de especialistas como Jaime Sodré, Makota Valdina, Gabi Guedes, Letieres Leite, Luciano Gomes, Zebrinha, Vânia Oliveira, Alberto Pitta e Negra Jhô, entre vários outros, ajudam a entender essas ferramentas poéticas.

A mostra apresenta também a história de cada instituição contada através de documentos, objetos, vídeos e fotografias. Além de acervos próprios desses grupos culturais, a exposição conta com imagens de nomes como Pierre Verger, Mário Cravo Neto, Marcel Gautherot e do Zumvi – Arquivo Fotógrafico, idealizado pelo fotógrafo baiano Lázaro Roberto, que possui mais de 30 mil fotografias do movimento negro soteropolitano registradas desde os anos 1980. Artistas como Gilberto Gil, Lázaro Ramos, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Ellen Oléria e Veko Araújo emprestam suas vozes em declamações de letras de músicas clássicas de cada agremiação.

A partir da trajetória e legado das entidades Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza, Didá e Cortejo Afro, “Àṣẹ – Poéticas de Empoderamento” é uma homenagem a todos os afoxés e blocos afro da Bahia, sua musicalidade, plástica, expressão e resistência cultural e uma mostra da sua atuação política, artística e pedagógica em suas comunidades.

Mais de Cultura