Categories: Cultura

Três curiosidades sobre a construção do Masp

Share

Desde os princípios do crescimento populacional de São Paulo, a avenida Paulista se destacava como ponto privilegiado da cidade. No início, com palacetes que seguiam regras arquitetônicas. Atualmente, como um polo empresarial e comercial, que também é referência quando o assunto é circuito cultural, por reunir museus, cinemas, parque, eventos, etc.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Nesta quinta-feira (07.11), a cidade comemora 51 anos da abertura do atual prédio do Museu de Arte de São Paulo, um dos maiores pontos turísticos de São Paulo. Antes localizado na rua 7 de Abril, o museu fundado em 1947 por Assis Chateaubriand ganhou um novo projeto arquitetônico feito por Lina Bo Bardi e reinaugurou em 1968, no meio da avenida Paulista.

À convite da Goodyear – parceira do Masp e um dos apoiadores do livro “O Masp de Lina” -, a Bazaar fez um tour pelo museu para conhecer mais sobre sua arquitetura, que caminha lado a lado a beleza das obras expostas. Para comemorar o aniversário de inauguração do prédio, veja três curiosidades sobre sua criação:

Vão livre
O local atualmente ocupado pelo Masp é um terreno que Joaquim Eugênio de Lima, idealizador e construtor da avenida Paulista, doou à prefeitura de São Paulo sob a condição de que a vista para o centro da cidade daquele ponto fosse sempre preservada. Naquele lugar existia o belvedere Trianon, tradicional ponto de encontro da elite paulistana, que foi demolido em 1951.

Quando o prédio ocupado pelo museu na rua 7 de Abril ficou pequeno para seu acervo, Pietro Maria Bardi, diretor da fundação, achou o número 1578 da avenida Paulista o local perfeito para sua nova localização. Em uma negociação política, o prefeito Ademar de Barros concedeu o terreno ao museu. Foi então que Lina Bo Bardi recuperou o projeto que havia feito para um museu à beira mar e o readaptou para a capital paulistana.

Para manter a vista livre, como era exigido, Lina podia optar por uma edificação subterrânea ou uma suspensa e acabou escolhendo ambas. Foi assim que nasceu a construção única, com o corpo principal amparado por quatro pilares. O resultado foi um vão livre de 74 metros, o maior do mundo na época. Sua inovação foi tão marcante que sua inauguração contou com a presença da rainha Elizabeth II, que fez o discurso de inauguração.

Obras suspensas
Também é de Lina a autoria dos cavaletes transparentes do Masp. Segundo anotações da arquiteta, sua ideia era tirar os quadros das paredes, ou seja, diminuir a impressão de que obras de arte são objetos intocáveis e intangíveis, pertencentes a um pequeno ramo da sociedade. Sua criação resultou em exposições que parecem flutuar em meio ao edifício, assim como o prédio flutua em meio a cidade.

Durante anos esses cavaletes de vidro ficaram guardados, mas em 2015 o museu os trouxe de volta e reacendeu a paixão do público por sua peculiaridade. Estudos mostram que a ideia de Lina Bo Bardi também era mudar as impressões que o público cria sobre as obras, por isso decidiu que as informações de cada quadro deviam ficar atrás dos mesmo, ao invés do lado. Seu pensamento era que o visitante tivesse um contato particular com a obra antes de tirar conclusões ao descobrir por quem, quando e como foi feita.

Escritório privilegiado
Durante anos, Lina Bo Bardi se culpou pela maneira como projetou a Casa de Vidro, localizada na zona sul de São Paulo. Com a intensão de criar uma das mais belas vistas da cidade, a arquiteta projetou uma construção de vidro, mas que, segundo suas próprias análises tardias, escondia o local onde seus empregados viviam.

Lina viu no Masp uma forma de se redimir, por isso, a sala de funcionários tem, até hoje, um dos locais mais privilegiados do prédio. No primeiro andar, toda a extensão do prédio que fica acima da avenida Paulista é ocupada pelas pessoas que trabalham no museu. A ideia da arquiteta é que qualquer pessoa que passe pela avenida consiga ver seus funcionários, já que o prédio é todo de vidro.

Se depois dessas curiosidades você ficou com vontade de rever todos os cantinhos do Masp não pode perder essa oportunidade: em parceria com a Goodyear, a entrada no museu neste sábado (09.11) é gratuita!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024