Top

Exposição de Vera Cortez e Mariana Porto em SP

A joalheira Vera Cortez e a artista plástica Mariana Porto se aventuram em seu terceiro encontro criativo do projeto “Patronas”, dando origem à exposição “Travessia” que, por meio de uma série de fotografias e da coleção de joias homônima desenvolvida a quatro mãos pelas duas, representa metaforicamente as travessias da vida e do dia a dia, ressaltando os obstáculos e superações que as pessoas percorrem para atravessar cada desafio ao longo de suas jornadas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sempre focada em desenvolver joias que carregam grandes significados, a ideia da designer de joias com esta nova parceria é propor a busca por um estado meditativo, seja ele qual for, que induza o olhar ao autoconhecimento, à expansão e à descoberta, ao desbravamento.

A inspiração da nova obra nasceu do convite de Mariana, primeiro a si mesma, e em seguida a Vera, para um grande desafio: atravessar três quilômetros a nado pelo mar aberto. Para as amigas o preparo para cruzarem a Praia de Cocanha, no litoral paulista, se relacionou a um processo de autoconhecimento que passou pela mente e pelo corpo. Estar no mar configurou uma vivência necessária para aprenderem sobre si mesmas e as travessias da vida. “Foi fundamental para compreender os estados físico e mental desencadeados por essa situação singular, que pode ser representada em diversos momentos impostos por uma caminhada”, conta Vera.

Elementos naturais do mar como corais brutos e pérolas são importantes detalhes que compõem as peças da exposição. “Travessia” conta com uma série de fotografias bordadas à mão com contas de vidro, corais e pérolas, e também com colares de tecido em fios de seda com tingimento natural, brincos, piercings, earcuffs, colares e pingentes confeccionados em prata e ouro 18k, com pérolas de diversas cores e origens, corais, turmalinas azul petróleo e diamantes brancos.

Para inaugurar a exposição, as amigas armam um happy hour, nesta quarta-feira (30.10), a partir de 18h, no atelier de Mariana Porto, no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo. A ocasião será marcada por uma roda de bate-papo entre a psicóloga Fernanda Ferraz, a nadadora Flávia Takada e a professora de meditação e ioga Daniela Gonçalves, todas com vastas experiências profissionais e pessoais relacionadas a superação das travessias da vida. Com mediação de Renata Rocha, a conversa vai girar em torno da constante busca pelo autoconhecimento, destacando a capacidade de cada um em encontrar seu próprio estado meditativo, olhar para si e atravessar os caminhos por mais sinuosos que sejam e vencer os obstáculos.

Atelier 284 @ – Rua Maria Carolina 284, Jardim Paulistano, SP.

Mais de Cultura