Cultura

Por Redação 15.10.2019

Cine Out Jazz reúne cinema, música e arte no Planetário da Gávea

Música, cinema, arte e gastronomia fazem parte do DNA e da memória afetiva do carioca. É para celebrar estes elementos da nossa cultura que o Planetário da Gávea recebe o festival Cine Out Jazz, entre os dias 18 a 20 de outubro.

O evento chega à segunda edição apresentando uma programação única, no coração da Zona Sul carioca.  Um dos destaques é a pré-estreia do documentário “Uma Garota Chamada Marina“, de Candé Sales. Artistas consagrados como Vinicius Cantuária e Alma Thomas comandarão a programação musical, escolhida a dedo para agradar várias tribos.  Além dos palcos e da grande tela, o Cine Out Jazz promoverá diversas experiências ao público, como a exposição fotográfica “História do Cinema Brasileiro”. O Cine Out Jazz é apresentado por Phebo, com patrocínio da Rede Kinoplex e apoio Telecine.

Um rico roteiro de atrações dará o tom aos três dias de evento. No dia 18 de outubro, sexta-feira, o palco Phebo recebe a banda “Quarto & Cozinha”, do quarteto Marcelo de Lamare (cantor), Diogo Acosta (sax), Felipe Moura (bateria) e Chico Oliveira (baixista). O grupo agitará a estreia com seu groove funkeado, sem deixar de lado a influência brasileira. Ponto alto do dia, o ainda inédito documentário “Uma garota chamada Marina” estreará a programação cinematográfica do festival.  A obra retrata a trajetória da cantora, compositora e instrumentista que é umas das personalidades mais instigantes da música brasileira.

O Festival contará também com uma programação de curtas-metragens.

O segundo dia de espetáculos, 19 de outubro, sábado, traz o sofisticado e contagiante show do Bondesom, sexteto carioca formado em 2002 pelos amigos Pedro Mangia (baixo), Matias Zibecchi (percussão), Yuri Villar (saxofones), Gabriel Guenther (bateria), Pedro Silveira (guitarra) e Antônio Guerra (teclados), anima o palco Phebo. Os ritmos afro-latinos, o jazz, o funk, e, principalmente, a música brasileira se unem nas composições autorais da banda, rompendo barreiras na música instrumental. No telão sob a luz das estrelas, Rocketman”. Sucesso recente de bilheteria, a cinebiografia retrata a fantástica jornada do cantor e compositor Elton John. Fechando programação musical do dia com chave de ouro, o cantor, multi-instrumentista e compositor brasileiro Vinícius Cantuária faz um tributo a João Gilberto e Tom Jobim, com participações de Paulo Braga, Jamil Joanes, Sidinho Moreira, David Feldman, Raul Mascarenhas e Ricardo Silveira. Os mestres reunidos prometem uma apresentação inesquecível para a platéia do Cine Out Jazz.

 O gran finale do festival, domingo (20.10), traz a elegância de Alma Thomas, cantora Nova-iorquina radicada no Rio.  A artista, que fez sucesso ao participar do The Voice Brasil, levará ao palco Phebo grandes sucessos do jazz, blues, bossa nova e MPB. A banda Quinteto Nuclear, formada por Dan Sebastian (trompete), Marcelo Santos (sax), Rodrigo de Marsillac (piano), Pablo Arruda (baixo) e Emile Saubole (bateria) encerrará a programação musical do evento. Mas antes, O Cine Out Jazz apresenta mais um grande sucesso de bilheteria. A cinebiografia Simonal brilha pela história única de uma das personalidades mais intrigantes da música brasileira.

O evento contará também com diversas opções gastronômicas, incluindo opções vegetarianas. O Cine Out Jazz é acessível a pessoas com deficiência (PCD), inclusive a sala de cinema.

  • Cine Out Jazz Foto: Divulgação