Top

SP: Beethoven ganha o palco do Teatro Opus

O projeto “Música de Câmara” continua a sua diversificada programação musical no Teatro Opus, em São Paulo, e apresenta o programa três grandes obras de Beethoven: “Sonata Kreutzer”, “Variações Judas Macabeu” e “Trio Fantasma

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A performance comandada por Cármelo de los Santos (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Paulo Gori e Sergio Melardi (piano) acontece, no próximo dia 29 de outubro, a partir das 20h30. Os ingressos já estão à venda em Uhuu.com.

A “Sonata Kreutzer” é a mais famosa de Beethoven para piano e violino. Sonata longa e de dificuldade técnica transcendental. Foi imortalizada pelo arrebatador e trágico romance escrito por Leon Tolstói sobre a paixão. Fortes e contrastantes emoções permeiam essa obra nos diálogos entre os dois instrumentos.

Variações sobre um tema de Haendel, “Judas Macabeu” é uma obra divertida e de fácil absorção. O piano comanda a primeira variação; o violoncelo a segunda; na terceira, o piano movimenta a cena com um acompanhamento de semicolcheias; na quarta, o violoncelo assume um discurso lírico. As três últimas utilizam a seqüência adagio-allegro-adagio, em minúsculas fórmulas concertantes.

Finalmente, violino, violoncelo e piano se juntam para o “Trio Fantasma”. Novamente o mais famoso trio escrito por Beethoven.

Teatro OpusAv. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Mais de Cultura