Categories: Cultura

Ju Violeta estreia individual “Botânica”

Share

A artista Ju Violeta abre sua primeira exposição individual na A7MA galeria, na Vila Madalena, em São Paulo, dia 17 de outubro de 2019. Sob o título de “Botânica”, a exposição é a consolidação da carreira da artista, com uma coleção cuja temática das plantas é o fio condutor das novas obras de arte. A curadoria é assinada por Marina Bortoluzzi, pesquisadora, art advisor e cofundadora do Instagrafite, uma das maiores mídias de arte urbana do mundo e empresa especializada em projetos de arte contemporânea.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com formação técnica em moda, design de interiores e paisagismo, Jussara Ramos, mais conhecida como Ju Violeta iniciou seu trabalho de artes com pinturas nas ruas de São Paulo em 2004, com participações em inúmeras exposições coletivas e em feiras de artes alternativas. Além dos murais, telas, esculturas, assemblages, também esteve presente criando estampas para produtos e ilustrações para livros. Sua arte sempre carrega a força da natureza com uma linguagem lúdica e em suportes muitas vezes abandonados ou esquecidos, dando um novo sentido existencial para a obra.

Para sua nova exposição, a primeira individual de sua trajetória, Ju resgata sua essência em peças autorais inconfundíveis, que são marca registrada da artista. Após diversas mudanças pessoais na vida de Ju, ela finalmente encontra-se pronta para compilar um retrospecto de sua carreira, em uma exibição que apresenta sua individualidade e peculiaridade como mulher e como artista.

Vegana há 10 anos, e vegetariana há 18, Ju é conectada com a flora e a fauna, universo que retrata desde o começo em suas pinturas. Na primeira chance de um mural, desenhou uma flor. Depois pintava abelhas. Como seu trabalho mais icônico tem a “Guardiã”, uma personagem com gavetas nos olhos e profunda relação com a natureza, pintada em 2014. Em sua casa, vive em meio a plantas, temperos e invenções de objetos garimpados pelas ruas da cidade. Sua história valoriza os aprendizados dos antepassados, as antiguidades e as culturas ancestrais. Tem a reutilização dos materiais como premissa básica da sua vivência e criação artística.

Busca pelo verde, alimentação orgânica, aromaterapia, cosméticos naturais e o processo handmade. Foi estudar jardinagem e paisagismo. Sua espiritualidade é hoje calcada no xamanismo, recarrega-se na natureza, em viagens para as montanhas ou praia. Por fim, tem uma rotina consciente, movida pelas causas do meio ambiente e do seu papel como cidadã no mundo.

A7MA – Rua Harmonia, 95B, Vila Madalena, São Paulo. Até 23 de novembro de 2019.

Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024