Categories: Cultura

Rio tem festival de manifestações urbanas

Share

Nos dias 12 e 13 de outubro de 2019, das 10h às 22h, arte, som e movimento estarão novamente reunidos no MAM Rio na sétima edição do festival Arte Core. O evento vai apresentar trabalhos de diferentes regiões do Brasil com temáticas que valorizam a pluralidade.

Nos dois dias, manifestações artísticas ocuparão os pilotis, os jardins e a cinemateca do museu. Público de todas as idades poderá acompanhar a programação gratuita, com exibições de painéis de artes visuais e instalações inéditas, oficinas lúdicas e educativas, shows, DJs, debates, praça de alimentação com food trucks, pista de skate e muito mais.

Nesta edição, 12 artistas vão apresentar seus trabalhos nos jardins do MAM Rio. A curadoria buscou mesclar diferentes técnicas, estilos e linguagens, focando na descentralização. “Para a curadoria busquei um olhar mais sensível, absorvendo antigas características do festival a fim de potencializá-las. A ideia era criar um conceito capaz de envolver o público nos trabalhos apresentados, mostrando não apenas a beleza pré-estabelecida, mas o que está por trás das obras. Chamaram a atenção artistas que trabalham com temas plurais, que valorizam as heranças e o regionalismo, com estéticas que não se revelam de imediato”, explica o curador artístico Pedro Henrique Rodrigues.

A sétima edição do Arte Core terá a participação de três mineiros: Fábio Baroli, de Uberaba, mostra uma série inédita sobre a América Latina; de Belo Horizonte, Gabriel Dias reflete sobre a natureza e conexões adaptáveis; enquanto Priscila Amoni, que pintou um dos mais altos murais da América Latina, revela a relação do poder feminino com as plantas. A baiana Helen Salomão apresenta o empoderamento de homens e mulheres negros. De Fortaleza, o coletivo Uinverso, formado por Nadiuska e Priscila Furtado, estuda formas, cores e materiais. O goiano Wes Gama destaca o regionalismo, a cultura brasileira e os indígenas. Do Rio de Janeiro, Wallace Pato mistura realismo e expressionismo, valorizando o povo nordestino; enquanto as paisagens abstratas de memórias aquático-urbanas de Ana Almeida, exibidas no Instituto Tomie Ohtake, serão vistas pela primeira vez na cidade carioca. De São Paulo, Diego Mouro apresenta o resgate da ancestralidade, e Pegge, as vivências do jovem negro periférico. O evento terá ainda a presença de Rajni Pereira, natural do Sri Lanka, que vem de Toronto e explora questões híbridas, etnográficas, de gênero e sexualidade.

MAM Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024