Top

Tucca recebe The Duke Ellington Orchestra

Liderada pelo neto de Edward Kennedy “Duke” Ellington, considerado um dos compositores americanos mais prolíficos do século 20, a orquestra, que se apresenta ativamente há 88 anos, virá com 18 músicos e se exibirá pela primeira vez na Sala São Paulo, dia 14 de outubro, às 21h.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

A icônica orquestra de jazz faz parte da programação 2019 da Série Tucca Concertos Internacionais, com toda a renda da bilheteria destinada ao tratamento de crianças e adolescentes carentes com câncer.

Fundada por Duke Ellington nos anos 20, a orquestra ganhou notoriedade em suas apresentações no Cotton Club, localizado no Harlem, na cidade de Nova York. O compositor tinha a preocupação de adaptar as suas peças de acordo com o talento dos músicos que compunham a sua orquestra, entre eles estiveram Johnny Hodges, Bubber Miley, Joe “Tricky Sam” Nanton, Barney Bigard, Ben Webster, Harry Carney, Sonny Greer, Otto Hardwick, e Wellman Braud.

Após a morte de Duke, seu filho Mercer deu continuidade ao trabalho iniciado pelo pai e assumiu a orquestra, atuando até 1996. Com diversos álbuns lançados e ganhadora de 11 Grammies, a orquestra hoje conta com dezoito instrumentistas de três gerações diferentes e se apresenta sob a liderança de Paul Ellington, filho de Mercer.

Mais de Cultura