Top

Três clássicos com Susan Sarandon para assistir já!

Nesta sexta-feira (04.10), é aniversário de uma das atrizes mais versátil dos Estados Unidos: Susan Sarandon está completando 73 anos. Conhecida por atuar em filmes clássicos, ela já foi indicada para Oscar e BAFTA – e levou algumas estatuetas para casa -, além de ser aclamada pela crítica.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Susan começou sua carreira no cinema na década de 1970, com o filme “Joe” e foi nomeada ao Oscar de Melhor Atriz pela primeira vez em 1980, pelo filme “Atlantic City”. Desde então concorreu mais cinco vezes e levou a estatueta para casa em 1995, pela sua atuação em “Dead Man Walking”.

Em 1972, a atriz deu início a sua carreira na Broadway, com o espetáculo “An Evening with Richard Nixon”. Desde então, passou a concorrer a prêmios no cinema e no teatro, além das participações em programas de televisão de sucesso, que também lhe renderam nomeações. Para comemorar seu aniversário, relembre estes três filmes com Susan Sarandon:

“Thelma & Louise”, 1991
Neste longa, Susan interpreta Louise Sawyer, uma garçonete, e Geena Davis é uma dona de casa. Entediadas com suas vidas monótonas, as duas decidem fazer uma viagem de carro pelo interior dos Estados Unidos, mas acabam se envolvendo em um crime ao matar um estuprador. A dupla tenta fugir para o México, mas acaba sendo perseguida pela polícia.

A temática importante do filme acabou gerando recepções misturadas. Enquanto algumas pessoas acreditavam que as representações dos homens na história eram negativas e preconceituosas, outras enxergaram as implicações feministas do longa.

“Os Últimos Passos de um Homem”, 1995
Susan dá vida à irmã Helen Prejean em “Dead Man Walking”, uma freira católica que recebe uma carta de um preso condenado à morte pelo assassinato de dois adolescente. Ao tomar conhecimento das provas precárias que o colocaram naquela posição, Helen passa a defender o presidiário e a lutar para evitar que a pena de morte seja concretizada.

O longa rendeu a estatueta de Oscar para Susan, além de ter sido indicado à Melhor Diretor, Melhor Ator pela atuação de Sean Penn e Melhor Canção Original.

“Lado a Lado”, 1998
Este longa é menos premiado que os dois anteriores, mas não deixa de ser um clássico. O filme conta a história de Luke Harrison (Ed Harris) e Isabel Kelly (Julia Roberts), um casal de namorados que precisam aprender a lidar com a reação dos filhos de Luke com o relacionamento – e de Jackie (Susan Sarandon), ex-esposa do rapaz.

Depois de Isabel, Jackie e Anna, filha de Jackie e Luke, viverem diversas situações de conflito e de mãe e filha serem rudes com Isabel, Jackie é diagnosticada com câncer e precisa aprender a contar com a ajuda da nova noiva de seu ex-marido, principalmente depois que descobre que existem grandes chances dela não se recuperar da doença.

Mais de Cultura