Top

“Apareceu a Margarida” entra em cartaz no Eva Herz

Nesta quinta-feira (03.10), entra em cartaz, em São Paulo, no Teatro Eva Herz, nova temporada do bem criticado espetáculo “Apareceu a Margarida“, com Marília Medina interpretando a professora Margarida, sob direção de Bruno de Garcia. Fruto de um clássico texto da contracultura (de autoria do dramaturgo carioca  Roberto Athayde), censurado nos anos da ditadura, o espetáculo é uma das peças brasileiras mais encenadas no mundo. Nas mãos de Garcia e Marília, tem estado em turnês  há 12 anos. No Rio, em 2007, foi sucesso de público e crítica. Obteve também grande protagonismo entre críticos na turnê, patrocinada pela Caixa, em São Paulo, em 2017.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

A peça chega agora no Eva Hertz.  Atriz e diretor vão ainda mais fundo, revisitam trechos da peça adormecidos. “Devido à sua grande lucidez, Dona Margarida é vista como louca, mas não é. Na verdade, ela transborda lucidez e isso assusta”, afirma Marília. “Afinal, temos uma ditadura batendo na porta.”

O monólogo “Apareceu a Margarida” foi escrito há 50 anos, mas está mais atual do que nunca. Dona Margarida já dizia – “É Preciso alfabetizar para depois alimentar. Uma pessoa analfabeta simplesmente não pode comer bem…  “, pontua Marília. “Os anos 70 estão de volta”.

A professora Margarida joga na cara dos seus  alunos verdades simples e duras, como “vocês todos vão morrer, sem exceção”. Surge uma Dona Margarida essencialmente humana, que enxerga à frente de seu tempo e não deixa de falar de opressão, ainda que com muito humor. “Afinal tudo o que o ser humano não entende ou não aceita, deixa de lado”, diz Marília.

“Buscamos manter extrema fidelidade à essência da dramaturgia de Roberto Athayde”, diz o diretor Bruno Garcia. “É um texto que nunca perde a atualidade, nunca fica datado. Foi o que percebemos no Rio, aqui em São Paulo, e é o que queremos mostrar novamente para o público, levando à tona a reflexão sobre relações de poder, que estão cada vez mais atuais”, observa o diretor.

Eva Herz: Av. Paulista, 2.073, Cerqueira César, São Paulo.

Mais de Cultura