Top

O que esperar do New York Film Festival

Por Miriam Spritzer

Este fim de semana marcou o início de um dos mais exclusivos festivais de cinema Estados Unidos, o New York Film Festival. O NYFF, como é conhecido, teve sua noite de abertura no dia 27 de setembro e acontece até o dia 13 de outubro com muitos eventos e filmes imperdíveis para os amantes de cinema. O prestígio do festival se dá pelo fato de ser um dos mais antigos do país e também por ter por traz de sua organização o grupo Film at Lincoln Center, que é dedicado aos estudos e pesquisas de cinema. Neste ano o festival chega à sua sua 57ª edição.

A abertura do festival foi com os filmes “The Irishman”, de Martin Scorsese, e “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar. Apenas o nome dos diretores já seria o suficiente para lotar as salas de cinema, no entanto, o festival contou com a presença de peso dos atores Robert de Niro, Al Pacino e Joe Pesci, de “The Irishman”, e Antonio Banderas, de “Dor e Glória”.

Além destes dois grandes filmes, o festival terá algumas produção que já estão dando o que falar no meio cinematográfico, entre elas o filme “Coringa“, de Todd Phillips, “História de um Casamento”, com Scarlett Johansson, “Brooklyn Sem Pai Nem Mãe”, com Willem Dafoe, e “Wasp Network”, que estrela Penelope Cruz, Gael Garcia Bernal e Wagner Moura.

Com uma grande presença de filmes da América Latina, o Brasil, claro, não poderia ficar de fora e terá uma grande representação no NYFF. Além da participação de Wagner Moura como ator, temos o filme “Bacurau“, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que já foi apresentado em outros grandes festivais de cinema internacional, e “Plano Controle“, um filme de Juliana Antunes, que participa da mostra de curta-metragens.

O festival também proporciona ao público palestras e aulas com alguns dos maiores nomes do cinema, entre eles os diretores Pedro Almodóvar, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola, que darão palestras e participarão de painéis durante a duração do evento.

O Site RG está acompanhando todo o festival de perto e vai publicar muitas entrevistas exclusivas, cobertura sobre as estreias e filmes e os melhores momentos do 57º New York Film Festival.

Mais de Cultura