Nesta quarta-feira (02.10), às 19h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, em São Paulo, acontece a premiere do documentário “50 Anos do Balé da Cidade de São Paulo”, cuja produção é da Prodigo Films, com direção de Diego de Godoy. No mesmo dia será lançado o livro “50 anos do Balé da Cidade de São Paulo”, que tem projeto e coordenação de pesquisa assinados por Cássia Navas.
O documentário narra a trajetória da companhia desde a sua fundação há 50 anos, quando ainda se chamava Corpo de Baile Municipal, até hoje, traçando um paralelo entre o passado e o presente. O diretor Diego de Godoy gravou depoimentos de diretores artísticos, bailarinos e profissionais que fizeram e fazem parte destes 50 anos. Imagens de arquivo e remontagens de trechos de peças clássicas com o elenco do grupo completam o documentário.
O filme foi produzido por Beto Gauss e Francesco Civita. A produção executiva é de Beto Gauss, Renata Grynszpan e Juliana Farias. Caito Ortiz e Giuliano Cedroni assinam a direção de conteúdo.
“Revisitar a história dos cinquenta anos do Balé da Cidade de São Paulo foi uma experiência muito prazerosa além de um aprendizado de persistência e resiliência. Viva o Balé, Viva a Dança!”, diz Gauss.
O livro encerra as comemorações dos 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo completados em 2018. A publicação, idealizada pelo atual diretor artístico da companhia Ismael Ivo, tem 332 páginas e foi construída a partir de registros das próprias coreografias, espetáculos e programas do grupo.
“Este livro nos traz uma história do que construímos até agora, base para o que virá. Ele convoca os artistas desta companhia, a partir da memória que se faz atual, como presente de e para todos. Ser diretor do Balé da Cidade de São Paulo, quando cumpre seus 50 anos, é um desafio diário, mas também uma honra que estendo a todos os artistas e profissionais que ora compõem este grupo”, afirma Ismael Ivo, diretor da companhia.