Top

SP: peça é inspirada no golpe de 64

Sucesso de público e crítica o espetáculo “A Neve ou Fora de Controle”, um dos textos vencedores da quinta edição da Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, faz nova temporada na capital paulista. A montagem, da Cia dos Imaginários, escrita e dirigida por René Piazentin, sobe ao palco do Teatro Cacilda Becker todas as sextas-feiras do mês de outubro – dias 4, 11, 18 e 25 – sempre às 21h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com Aline Baba, Fernanda Gama, Gustavo Xella, Izabel Hart, Leandro Galor, Mateus Pigari, Renata Grazzini e Rodrigo Sanches, a peça procura mostrar o momento atual, em que a perplexidade muitas vezes congela a possibilidade de ação. Desde que começou a nevar no Rio de Janeiro, Pedro nunca mais foi visto. Enquanto o País se prepara para a Copa do Mundo, sinais de celular são rastreados e um atentado no Maracanã tira a vida de 300 pessoas. Em meio a tudo isso figuras grotescas tramam um golpe de Estado.

A “Neve ou Fora de Controle” começou a ser escrita por René em 1996, inspirada no golpe de 1964, mas com um universo próprio, sem a intenção de constituir-se como registro histórico. O autor, que também dirige a montagem, conta que “O Rinoceronte”, de Ionesco foi uma influência enorme para a ideia inicial, pela forma com que representa a adesão a um regime de exceção e como ela vai se dando aos poucos, quer pela ignorância, quer pela covardia. Esquecido em um caixa, o texto foi reencontrado em 2015 após uma mudança.

“Acho que temos uma tendência em não levar à sério nossa versão de 20 anos atrás quando nos deparamos com ela, mas de súbito me interessei em terminar a peça inacabada. Anotei algumas coisas, pensei em acréscimos e alterações, mas faltava algo que estruturasse o diálogo entre a minha versão de 1996 e a de 2015. Pouco tempo depois, ainda em 2016, uma amiga atriz, Thais Giovanetti, me mandou a seguinte mensagem pelo WhatsApp: ‘sonhei que você fazia uma peça sobre o golpe e que nevava” (o WhatsApp já estava, naquele momento, sendo decisivo). A mensagem da Thais foi aquele elemento do acaso que joga a nosso favor”, explica o autor.

O impeachment de 2016 e o escancaramento da fragilidade da democracia brasileira foi o elo de ligação e René decidiu que sua peça seria no Brasil, um Brasil imaginário onde começa a nevar no Rio de Janeiro trazendo mais um elemento estranho para a cena.

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo.

Mais de Cultura