Top

Exposição “Olhar sobre Mulher”, de Rita Proushan

O artista e fotógrafo Thomas Baccaro amplia sua atuação no mercado das artes, onde já fazia curadoria, e agora também começa a assinar como galerista, com a abertura da Thomas Baccaro Art Gallery, no dia 15 de outubro, com a exposição de uma artista inédita.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Baccaro, Olhar sobre Mulher”, da artista Rita Proushan, que há 89 anos celebra a vida, criou interesse pelas artes por volta de 1945, na pré-adolescência, quando adorava frequentar exposições, concertos, cinemas e teatros, formada pela escola de comunicação em artes da USP (Universidade de São Paulo), se especializou em crítica de teatro.

Ritinha, como é conhecida, nasceu em São Paulo, de família originaria da região da Bessarábia, Leste Europeu. Mulher de personalidade forte, irrequieta e de sorriso fácil, tem o costume de organizar bons e prolongados almoços, reunindo a família e os amigos, onde o papo rola solto.

Em um desses almoços, Baccaro conheceu de perto suas pinturas e a convidou para expor em seu novo espaço de arte. “Queria homenageá-la e, para nossa sorte e deleite, ela prontamente aceitou.”

“A série escolhida foi  realizada no ateliê da artista, entre os anos 1980 e 1990, com tinta acrílica, aquarela, lápis e pastel seco, em tela, cartão e papel, a maioria com modelo vivo. Rita surpreende pelos traços firmes e gestos rápidos que  revelam o universo do corpo feminino. Algumas me lembram obras do grande artista Flávio de Carvalho”, diz o curador.

Thomas Baccaro Art Gallery – Rua Bastos Pereira, 39, Vila Nova Conceição, São  Paulo.

 

Mais de Cultura