Categories: Cultura

Guto Requena lança o livro “Habitar Híbrido”

Share

Devido a diversas transformações ocorridas no último século no cotidiano doméstico, o significado de habitar alterou-se de forma rápida e profunda. Atualmente, o entendimento desse conceito é fundamental para a análise das mudanças ocorridas no espaço físico da habitação e para futuros projetos. Com essa proposta, o arquiteto Guto Requena, lança o livro “Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital”. A publicação é ilustrada com projetos do arquiteto desenvolvidos entre 2007 e 2018, que abrangem concepções de lar, instalações, objetos sensíveis e arte pública.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Após concluir a dissertação de seu mestrado sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP), Requena retoma a publicação, acrescentando conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido na atualidade ao instigar o leitor a pensar sobre o impacto da tecnologia nas formas de viver. A obra provoca uma reflexão sobre a habitação híbrida e interativa e analisa a concepção de projetos de arquitetura, sua produção e o resultado espacial em construções residenciais.

“Habitar Híbrido” mapeia novas oportunidades para o desenho do habitar e fornece critérios que podem auxiliar no pensamento sobre a domesticidade contemporânea.

“O estudo das transformações que ocorrem nas famílias e a influência das novas tecnologias numéricas nos ambientes é imprescindível à disciplina do arquiteto e do designer que acredita em um necessário redesenho do habitar. Espero que a leitura deste livro promova reflexões sobre questões fundamentais dos novos modos de viver nesta era, que vem desmaterializando a casa e expandindo o lar para territórios muito mais simbólicos”, diz Requena, que já recebeu diversos prêmios de arquitetura e design, palestrou e expôs em mais de 20 países.

A publicação é dirigida a arquitetos e estudantes de arquitetura, pois apresenta novas formas e fazer, pensar e compreender a área em que atuam, valorizando o uso das tecnologias de informação e comunicação para criar uma arquitetura emocional, na qual ambientes interativos e híbridos podem responder a estímulos, sensibilizar e promover maior conexão entre as pessoas.

Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital
192 páginas
R$ 80
Onde comprar: www.livrariasenac.com.br
Editora Senac São Paulo

Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024