Devido a diversas transformações ocorridas no último século no cotidiano doméstico, o significado de habitar alterou-se de forma rápida e profunda. Atualmente, o entendimento desse conceito é fundamental para a análise das mudanças ocorridas no espaço físico da habitação e para futuros projetos. Com essa proposta, o arquiteto Guto Requena, lança o livro “Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital”. A publicação é ilustrada com projetos do arquiteto desenvolvidos entre 2007 e 2018, que abrangem concepções de lar, instalações, objetos sensíveis e arte pública.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Após concluir a dissertação de seu mestrado sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP), Requena retoma a publicação, acrescentando conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido na atualidade ao instigar o leitor a pensar sobre o impacto da tecnologia nas formas de viver. A obra provoca uma reflexão sobre a habitação híbrida e interativa e analisa a concepção de projetos de arquitetura, sua produção e o resultado espacial em construções residenciais.
“Habitar Híbrido” mapeia novas oportunidades para o desenho do habitar e fornece critérios que podem auxiliar no pensamento sobre a domesticidade contemporânea.
“O estudo das transformações que ocorrem nas famílias e a influência das novas tecnologias numéricas nos ambientes é imprescindível à disciplina do arquiteto e do designer que acredita em um necessário redesenho do habitar. Espero que a leitura deste livro promova reflexões sobre questões fundamentais dos novos modos de viver nesta era, que vem desmaterializando a casa e expandindo o lar para territórios muito mais simbólicos”, diz Requena, que já recebeu diversos prêmios de arquitetura e design, palestrou e expôs em mais de 20 países.
A publicação é dirigida a arquitetos e estudantes de arquitetura, pois apresenta novas formas e fazer, pensar e compreender a área em que atuam, valorizando o uso das tecnologias de informação e comunicação para criar uma arquitetura emocional, na qual ambientes interativos e híbridos podem responder a estímulos, sensibilizar e promover maior conexão entre as pessoas.
“Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital”
192 páginas
R$ 80
Onde comprar: www.livrariasenac.com.br
Editora Senac São Paulo