Categories: Cultura

Estúdio Bijari ganha exposição individual na França

Share

Os artistas paulistanos do Estúdio Bijari fazem sua primeira exposição individual na França. Entre os dias 14 de setembro e 24 de novembro, o Centre Régional de la Photographie Hauts-de-France (conhecido pela sigla CRP) na comunidade de Douchy-les-Mines, no norte daquele país, recebe a mostra “A Máquina do Mundo”, que apresentará sete obras inéditas. Os trabalhos foram todos desenvolvidos durante o período em que os artistas estiveram em residência no CRP em maio deste ano e teve como inspiração a emergente crise ambiental e diplomática instalada no Brasil neste período.

“Como é prática do grupo, os projetos emergem da relação direta com o espaço, com o contexto e sua especificidade, e com os contatos consequentes dessas experiências de lugar”, explica Maurício Brandão sobre o resultado da residência.

A ideia central da exposição montada no CRP é refletir sobre os paradoxos que comportam as relações, inevitavelmente conflitivas, entre a construção de memória natal (brasileira) dos integrantes do grupo e a memória estrangeira, aqui relacionada às representações hegemônicas, ou presentes no inconsciente coletivo de estrutura colonial. “Percebemos a urgência de conectar essa  experiência micro à nossa situação global onde é impossível pensar a parte sem o todo. É preciso refletir como essa matriz colonial até hoje pauta a nossa visão estritamente antropocêntrica na relação com o meio ambiente e com as comunidades que dele são indissociáveis.  Essa foi a motivação que impulsionou a pesquisa”, avalia o artista.

Com mais de duas décadas de atuação, o Bijari se inspirou no poema “A Máquina do Mundo”, de 1949, cuja autoria é de Carlos Drummond de Andrade, para nomear a mostra no CRP. No texto, o eu-lírico se depara com uma imensa máquina que surge de um buraco na terra e se mostra como portadora portadora de revelações valiosas. O poeta, firme em seu ceticismo diante do desenvolvimento industrial que degrada a paisagem de sua cidadezinha Itabira (Minas Gerais) em nome de exploração mineradora, recusa-se a aprender o que a máquina se dispõe a lhe ensinar.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024