Top

MAM Rio recebe mostra sobre José Zanine Caldas

O MAM Rio apresenta a partir de 14 de setembro de 2019 a exposição “Zanine 100 anos – Forma e Resistência”, com 18 obras feitas pelo consagrado arquiteto, designer, artista, paisagista e professor José Zanine Caldas (1919-2001), dentro de sua profunda pesquisa sobre nossas madeiras.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Tulio Mariante, curador de design do MAM, as obras selecionadas integram a emblemática e profícua produção de Zanine entre o final dos anos 1960 e 1980, conhecida como “móvel-denúncia”. As peças, feitas em madeira maciça, denunciavam de maneira pioneira o desmatamento das florestas brasileiras. Mariante destaca que Zanine “coletava as madeiras em restos de abates, muitas vezes irregulares, como forma de denúncia, como forma de resistência”.

No dia 19 de setembro, às 18h30, na Cinemateca do MAM, será realizada uma conversa aberta com o artista Carlos Vergara – que está com a exposição “Prospectiva” em cartaz no MAM, e era amigo de Zanine Caldas, tendo convivido com ele em Nova Viçosa, na Bahia – e Fernanda Borges, que foi casada com o arquiteto, e é mãe do designer Zanini de Zanine, que estará também presente. Após a conversa, haverá exibição de dois documentários sobre Zanine Caldas: “Arquitetura de Morar” (1974, 12’), de Antonio Carlos da Fontoura, com trilha musical de Antonio Carlos Jobim, sobre, três casas projetadas por Zanine Caldas na Joatinga, e “Zanine, Ser do Arquitetar (2016)”, 80’, de André Horta, com entrevistas inéditas com o arquiteto.

Por ocasião da exposição “Zanine 100 anos – Forma e Resistência”, será lançado no dia 5 de outubro, das 15h às 18h, o maior e mais abrangente livro sobre sua trajetória. Publicado pela Editora Olhares e R&Company Gallery, de Nova York, o livro será bilíngue (port/ing), com capa dura e formato 25cm x 30cm, terá 300 páginas, e textos de Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti e Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, com ensaio fotográfico de André Nazareth. Depois será lançado em diversas cidades.

MAM Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Mais de Cultura