Categories: Cultura

Juca de Oliveira e Fulvio Stefanini juntos no palco

Share

O que pode acontecer quando dois traficantes vão se esconder em um apartamento desabitado, após fugir de uma batida policial? E se esse apartamento vazio for de um senador “mão-leve” que às escondidas da esposa o comprou para presentear sua linda assessora parlamentar? E se colocarmos uma bela quantidade de dólares escondidos em um paraíso fiscal dentro desse caldeirão?

Bom, essa é a trama que amarra o mais novo texto de Juca de Oliveira para o teatro. Ainda inédito, “Mãos Limpas” segue a linha de roteiro que consagrou o ator e autor no teatro, a comédia que flerta com a crítica política e social do nosso País.

A peça também marca a volta da consagrada parceria entre  Oliveira e Fulvio Stefanini aos palcos, após mais de 20 anos. A parceria entre os dois começou ainda na década de 1980 e seguiu até o final da de 1990, quando levaram  um público superior a 3 milhões de pessoas com as peças “Meno Male”, “Procura-se um Tenor” e “Caixa 2”.

Oliveira comenta que sua inspiração para escrever sobre o cotidiano vem de sua indignação. Em “Meno Male”, foi a indignação pelo crescimento desordenado das cidades e degradação dos bairros. Em “Qualquer Gato Vira-Lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa” a motivação foi a falta de ouvidos da filha aos seus conselhos sobre o namoro da menina; já em “Às Favas com os Escrúpulos”, a motivação é similar à do novo texto, a corrupção.

“Como a maioria das minhas peças, ‘Mãos Limpas’, a comédia que acabei de escrever, fala da nossa realidade. Escrevo sobre coisas que me apaixonam, mas também sobre as que me irritam, como por exemplo a falta de caráter e integridade do homem. A grande maravilha do teatro é que, enquanto o drama provoca a emoção e nos leva às lágrimas, a comédia suscita o riso, excita o cérebro e a inteligência. Por isso é que sempre depois de ver um bom espetáculo saímos do teatro um pouco mais leves, soltos e humanamente melhores”, comenta Oliveira.

“Mãos Limpas” estreia em São Paulo, dia 5 de outubro, no Teatro Renaissance. Os ingressos estão à venda pelo site sympla.com.br e bilheteria do teatro, e custam entre R$ 50 e R$ 120. A produção é independente e não participa de programas de leis de incentivo à cultura.

Além dos dois, o elenco de “Mãos Limpas” também conta com Taumaturgo Ferreira, Bruna Miglioranza, Claudia Mello e Nilton Bicudo. A direção é de Léo Stefanini, que já trabalhou empeças como “O Pai”, “Esperando Godot”, “As Atrizes”, entre outras.

Teatro Renaissance  – Alameda Santos, 2.233, Jardim Paulista, São Paulo.

Foto: João Calda Filho

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024