Top

JazzNosFundos lança JazzTempo Itália

Fomentador da música instrumental no Brasil, o JazzNosFundos realiza em setembro a série JazzTempo, que nesta edição de lançamento traz a Itália e a região da Puglia como foco. Como uma imersão na produção musical contemporânea italiana, o evento passa por São Paulo e Brasília.

A turnê JazzTempo Itália começa em São Paulo em formato de festival nos dias 20, 21 e 22 de setembro com apresentações no JazzNosFundos, fechando em Brasília no Clube do Choro na última semana do mês, nos dias 24 e 25 de setembro.

Realizado em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e com a Puglia Jazz Sounds, o festival tem as participações de renomados artistas como Nicola Conte; Francesco Ciniglio; Gabrielle Mirabassi, Nando Di Modugno e Pierluigi Balducci com o show “Amori Sospesi” e Gaetano Partipilo, apresentando seu mais recente trabalho “The Boom Collective”.

Guitarrista, DJ, produtor e bandleader, Conte vem ao Brasil pela primeira vez e apresenta a tour internacional com sua banda Spiritual Galaxy, com repertório do novo disco “Let Your Light Shine On”. Com som único que une soul, grooves e ritmos africanos, no palco ele conta com a companhia de Carolina Bubico (voz), Gaetano Partipilo (sax alto, synth), Mirko Signorile (piano), Marco Bardoscia (baixo) e Dario Congedo (bateria).

Entre os dias 20 e 22 de setembro o JazzNosFundos, localizado na zona oeste de São Paulo, receber o festival. Na sexta-feira (20.09), o clarinetista Gabriele Mirabassi se apresenta pela primeira vez no Brasil com seu trio formado ainda pelo violinista Nando Di Modugno e pelo baixista de jazz elétrico e acústico, Pierluigi Balducci com o show “Amori Sospesi“. Juntos eles apresentam músicas que unem o estilo principal do evento ao folclore com o clássico. Também no dia 20 de setembro, sobe ao palco o baterista e compositor de NápolesFrancesco Ciniglio, que integra o quinteto do genial Wynton Marsalis. Ciniglio começou a estudar bateria com seis anos, ainda na Itália, e é considerado um dos grandes nomes do jazz da nova geração.

Nos dias 21 e 22 de setembro, o festival parte para o estilo mais contemporâneo e dançante com a presença de Nicola Conte e de Gaetano Partipilo, que apresenta seu trabalho mais recente, o projeto “The Boom Collective“. Lançado pela Aund Records, o álbum tem diversas referências, como indie rock, eletrônico com base no jazz. Com ele, os músicos Angela Esmeralda (voz), Gaetano Partipilo (sax, electronics, teclado), Mirko Signorile (piano), Marco Bardoscia (baixo) e Dario Congedo (bateria).

Além dos shows, o JazzNosFundos contará com uma programação especial ao longo do final de semana, com exibição de filmes e cardápio gastronômico desenvolvido especialmente para o festival italiano.

Já a capital nacional, Brasília, recebe a tour JazzTempo nos dias 24 e 25 de setembro no Clube do Choro com a apresentação do Trio Amori Sospensi.

Mais de Cultura