Top

Kobra celebra 30 anos de trajetória com mostra

O muralista paulistano Eduardo Kobra leva para as ruas na próxima semana um dos seus maiores e mais planejados projetos. Na terça-feira (27.08), dia em que completa 44 anos, ele começa a exposição itinerante “Galeria Circular” com a qual  levará suas obras, entre originais e reproduções, até o dia 8 de setembro, sempre das 9h às 17h, a 13 lugares da Grande São Paulo, especialmente da periferia. Para a exposição, que celebra 30 anos de trabalho nas ruas da maior cidade do País, Kobra conta com um ônibus completamente adaptado, que foi transformado em uma galeria de arte. A exposição tem entrada franca.

“Sonhei com esse projeto durante três anos. Tem tudo a ver com as minhas origens. Tudo o que fiz ao redor do mundo devo a São Paulo. Em dez anos fiz apenas duas exposições, ambas no exterior. Agora, temos esse ônibus que virou uma galeria, onde posso levar meu trabalho de acordo com o objetivo maior da arte pública: possibilitar a todas as pessoas o acesso à arte”, conta Kobra, que tem murais realizados em 20 países, o primeiro feito em Londres, no Reino Unido, em 2011, na parede externa do importante centro cultural Roundhouse.

A chance para viabilizar o trabalho aconteceu quando Kobra conheceu a Transwolff. “Quando entrei em contato e disse que a ideia era levar às pessoas das comunidades o acesso à arte, eles tiveram uma visão de vanguarda e cederam imediatamente. Se não fosse pela sensibilidade, visão e parceria dos proprietários, esse projeto seria muito mais difícil”, diz o muralista. “Além disso, tiveram o cuidado de ceder um ônibus elétrico, novo, com acesso para cadeirantes, que não estava em circulação e que entrará em linha após a exposição, dentro do conceito de Frota Verde da empresa, o que também foi decisivo para mim, já que a defesa da ecologia é um dos pilares da minha atuação”.

O ônibus foi inteiramente transformado. Isso contempla iluminação, todas as paredes, piso, instalações, a instalação de um cineminha com telão para a exibição de um inédito documentário sobre a trajetória de Kobra, e a preparação das obras para que ficassem adequadas ao tamanho e proporção do ônibus, em espaço estreito. Todo o ambiente de uma galeria de arte foi criado dentro do ônibus, o que levou à retirada provisória dos 26 bancos, entre várias outras alterações (após a exposição o ônibus voltará à configuração original e entrará em linha).

Para visitar a exposição, as pessoas vão entrar pela porta dianteira do ônibus e caminhar pelas obras, feitas no Brasil e no exterior. Dentro do ônibus, haverá guias e informações sobre cada obra, onde também são destacadas as histórias sobre o que está por trás de alguns dos trabalhos. Na parte externa, foram colocadas partes do mural “Etnias’, criado em 2016 para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e que entrou para o Livro dos Recordes – Guinness World Records – superado mais tarde por um outro mural, também de Kobra, feito na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, na Grande São Paulo, no muro da empresa Cacau Show.

Mais de Cultura