Após “10 anos espalhando arte’, um livro marca a comemoração da primeira década da Urban Arts. Nele está a trajetória da rede, que nasceu para tornar a arte acessível, e será lançado durante o Design Weekend, maior evento de design e arquitetura da América Latina, realizado em São Paulo.
SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM
Quase 200 páginas levam o leitor a uma viagem no tempo por meio de artes, fotos e depoimentos. A marca nasceu em 2009, no universo digital, com a startup Urban Arts, uma ideia trazida por André Diniz do exterior e que recebeu um ingrediente indispensável, segundo ele, para o sucesso.
“A Urban Arts é uma história de amor. Não foi um business que eu identifiquei no exterior como um negócio que poderia ser lucrativo e replicado no Brasil. Foi uma ideia que surgiu organicamente da minha vontade de exibir minhas ilustrações e as de meus amigos”, lembra Diniz em um depoimento no livro.
A marca se consolidou no mercado em 2011 quando abriu a primeira galeria física de arte, na Rua Oscar Freire, nos Jardins. Com a chegada do sócio, Gustavo Guedes, o negócio foi formatado para franquia e iniciou um processo de expansão pelo Brasil. Hoje, está presente em 24 pontos diferentes, em 13 estados.
“Somos a prova de que novos negócios impulsionam novas carreiras”, resume Gustavo, durante entrevista para o livro, ao comemorar a marca de mais de cinco mil artistas que já cadastraram artes na plataforma da rede, uma tecnologia que permite a qualquer pessoa incluir criações próprias.
No livro, o leitor vai encontrar relatos de artistas que se tornaram conhecidos por causa da plataforma e que iniciaram a carreira em função da franquia. São centenas de obras e fotos das galerias impressas nas páginas do livro.
A festa de lançamento de “Urban Arts – Des Anos”, que será parte do Design Weekend, ocorre no dia 23 de agosto, às 19h, na Flagship da marca (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.984, Jardim América, São Paulo). Além de convidados que participaram da história da ArtTech, haverá show com o cantor de blues Tony Gordon.