Top

Artistas lançam caixa com trabalhos inéditos na Carbono

Nove artistas ligados à arte contemporânea e um cientista social lançam no próximo dia 27 de agosto uma caixa de edições com fotografias, serigrafia, gravura em metal e monotipia inéditas na Galeria Carbono, a partir das 19 horas. Com apenas 30 unidades à venda, a caixa foi criada para levantar fundos para o projeto “ali” (Arte Livre Itinerante) uma escola de arte nômade que pretende passar longas temporadas em diferentes bairros de São Paulo e inicia suas atividades a partir da próxima semana na Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital.

Os artistas idealizadores do projeto e que assinam as obras da caixa são Ana Prata, André Komatsu, Bruno Dunley, Ding Musa, Lucia Koch, Renata Lucas, Rodrigo Andrade, Sara Ramo e Wagner Morales. Gustavo Vidigal é cientista social e faz parte do grupo.

A iniciativa vai promover ações, cursos, produção de obras e eventos envolvendo a comunidade e os coletivos artísticos da região como o Centro Cultural Arte em Construção, Instituto du Gueto, OTM – Operação Tinta no Muro, Red7, Slam-CT e Luau Raiz-quadrado.

Após a passagem por Cidade Tiradentes, onde deve permanecer pelo menos por dois anos, a escola deverá percorrer outras quatro regiões da cidade (Sul, Norte, Oeste e Centro), formando uma rede de criação de novas referências de apropriação sensível da realidade, que configuram os enlaces entre a arte, o território e as pessoas que o habitam, contribuindo para construção de conceitos, metodologias e práticas da arte como bem público e como um dos elementos para a efetivação de direitos plenos da cidadania.

 “A ali é um projeto de construção coletiva e de integração cultural. Na Cidade Tiradentes, estamos na fase de mapeamento e articulação. A caixa, que é o primeiro lançamento do que chamamos de ‘ali: edições’ é justamente para captar recursos para o início das atividades”, dizem os idealizadores.

Todas as atividades da escola são gratuitas e foram pensadas para jovens e artistas atuantes, artistas em formação e demais interessados.

Galeria Carbono – Rua Joaquim Antunes, 59, Jardim Paulistano, São Paulo.

Mais de Cultura