Top

9ª Virada Sustentável SP tem programação gratuita

A 9ª edição da Virada Sustentável em São Paulo acontece entre os dias 22 e 25 de agosto com ações em diversas regiões da cidade, em locais como Parque Ibirapuera, Parque Mario Covas, Espaço Alana, Biblioteca Villa Lobos, Biblioteca São Paulo, entre outros. O pilar de cultura e artes do festival tem uma extensa programação com destaque para mais de 20 espetáculos de dança e peças teatrais, além de oficinas de grafite e exposições.

Quem visitar o Instituto Tomie Ohtake vai encontrar uma mostra de dança que se divide em três espetáculos diferentes entre 19h e 20h no dia 22 de agosto. Esta mostra tem como cerne vivenciar corpos diversos a partir do olhar das estruturas no universo da dança. Destaque para a apresentação de Cia Pé no Mundo, idealizada pelos diretores, coreógrafos e bailarinos Claudia Nwabasili e Roges Doglas, que possui linguagem de dança baseada em pesquisas práticas e teóricas sobre o diálogo entre manifestações populares brasileiras e afro-brasileiras com a dança contemporânea. Durante a Virada Sustentável, a Cia Pé no Mundo apresenta o espetáculo “Fora da Caixa – Repertórios corporais Cia Pé no Mundo“, que convida o público a respirar, transpirar, ressoar, lembrar e valorizar a história de personalidades mulheres negras, como Acotirene, Alquatune, Dandara, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Mercedes Baptista, Ruth de Souza, entre tantas outras. Nesta edição especial, o repertório corporal da Cia interage com a sonoridade proposta pelo pianista Fábio Leandro.

O Teatro Sérgio Cardoso recebe a peça “Os três sobreviventes de Hiroshima”,  no dia 22 de agosto, às 21h. A história se passa com três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil. No palco, o trio faz seus depoimentos de um dos piores genocídios da humanidade. São contados os momentos da explosão nuclear à poucos metros de distância da bomba, os dias seguintes à tragédia e a imigração para o Brasil. No dia seguinte, 23 de agosto, às 21h, acontece a peça “Amadores”, roteiro que gira em torno de um anúncio de jornal que convida pessoas que se definam como “amadores” para uma seleção de elenco. Juntos no mesmo palanque, artistas amadores e profissionais se encontram.

O Parque Ibirapuera também ganha destaque com dezenas de atrações, oficinas, danças e teatros. Apresenta-se a peça “Piolin”, no dia 24 de agosto, às 13h. Ministrada pela companhia Lúdicos de teatro popular, o enredo é inspirado livremente em momentos da vida de Piolin que reconta antropofagicamente, a história do palhaço que nasceu num picadeiro e morre engasgado com uma bala.

No mesmo dia acontece uma oficina de serigrafia às 10h ministrada por Sérgio Oliveira. O laboratório abordará a iniciação à história da serigrafia no Brasil, passando pelos artistas brasileiros serigráficos, mantendo possibilidades de impressão e criação artística. Nele, o participante aprenderá o processo básico para obter uma impressão serigráfica homogênea, ou poderá utilizar variações de impressão, assim trabalhando através de imagens reticuladas, jornais e fotografias.

Há muito mais atividades gratuitas em diferentes espaços, consulte a programação completa em www.viradasustentavel.org.br.

Mais de Cultura