Top

Festival Internacional de curtas de SP chega a sua 30ª edição

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Curta Kinoforum) completa – e comemora – 30 anos ininterruptos de realização. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento acontece entre os dias 22 de agosto a 1º de setembro de 2019, com programação gratuita em diferentes salas de cinema da capital: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp, além dos CEU’s Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica.

Da película à realidade virtual, o festival acompanha há três décadas as transformações no audiovisual e no mundo. “Quando começamos, o visionamento era feito a partir de fitas VHS que chegavam pelos Correios das mais diversas partes do mundo”, lembra Zita. As mudanças não foram apenas tecnológicas. “A evolução garantiu uma maior representatividade, em frente e atrás das câmeras. Muito mais mulheres assinam a direção dos curtas, no Brasil e no mundo. Negros e indígenas também marcam cada vez mais presença neste universo, como realizadores e realizadoras, atores e atrizes, e em todas as equipes de produção”, afirma a diretora do festival.

Com 324 filmes de 53 países, a programação do 30º Festival é dividida em quatro partes: as Mostras Principais Internacional, Latino-Americana, Programas Brasileiros, que revelam um panorama do cinema atual em todo o mundo, além da estreia da Mostra Limite; os Programas Imersivos, que são novidade desta edição; os Programas Especiais, com atrações já tradicionais do festival, como a Mostra Infantojuvenil, além de atrações diferentes a cada ano; as Atividades Paralelas, que incluem debates e workshops, como o Curta & Mercado e os Kinoforum Labs.

Pela primeira vez em seus 30 anos de história, o festival tem uma Mostra Competitiva. Dedicada apenas a filmes brasileiros, ela reúne 14 títulos selecionados entre os inscritos desta edição, em uma pequena mostra da pluralidade de olhares do audiovisual brasileiro contemporâneo. 

Entre eles, está “Swinguerra”, de Bárbara Wagner e Benjamim de Burca. Realizado pela Fundação Bienal de São Paulo para a representação do Brasil na 58ª Bienal de Veneza, o filme tem estreia nacional entre os dias 22 e 24 de agosto, no Festival de Curtas e na Bienal de São Paulo. A dupla de artistas, que estará em São Paulo durante o evento, também ganha a primeira retrospectiva de seus filmes.

Outros participantes da competição são “Kerexu”, (Denis Rodriguez e Leonardo Remor, RS), a animação “Não Moro Mais Aqui”, primeiro filme de Laura de Araújo (PE); “Em Reforma”, de Diana Coelho (RN), e “Sem Asas” (Renata Martins, SP), com a atriz Grace Passô.

Veja programação completa em http://www.kinoforum.org/.

Mais de Cultura