Top

André Garolli dirige texto raro de Tennessee Williams

Cia Triptal encena “Inferno – Um Interlúdio Expressionista”, peça inspirada na obra escrita por Tennessee Williams (1911-1983), “Not About Nightingales”, livro que foi escrito quando o autor tinha apenas 27 anos, mas só foi descoberto nos anos 90. A peça será dirigida por André Garolli. O trabalho é dedicadao à memória de quatro homens que morreram após serem torturados em uma prisão americana, em agosto de 1938.

O elenco conta com Camila dos Anjos, Fernando Vieira, Fabrício Pietro e mais 37 atores. A estreia acontece no dia 30 de agosto, às 21h, no Teatro João Caetano. A temporada tem entrada gratuita e conta com sessões sempre sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h, até 22 de setembro.

A montagem retrata a atrocidade que realmente ocorreu em uma prisão em Holmesburg, Pennsylvania, em 1938. Quando em retaliação aos maus-tratos que estavam sofrendo um grupo de 25 presos decidiram realizar uma greve de fome. Como punição por seus atos, foram trancados em uma cela fechada com vapor aquecido. Quatro deles morreram “assados”, e quando a notícia da brutalidade foi disseminada por meio dos jornais, a opinião pública americana ficou indignada.

“Essa dramaturgia tem uma grande dose de horror, violência, sangue e morte. Ela nos mostra os problemas e as consequências de usarmos ações disciplinares arcaicas e brutais, e que, infelizmente, ao relermos setenta anos depois, percebemos que pouca coisa mudou. É uma história verídica que serviu para rever questões do sistema carcerário nos Estados Unidos e dos direitos humanos”, conta Garolli.

Mais de Cultura