Top

David Yarrow ganha mostra na Gabriel Wickbold Gallery

Cinco anos atrás, o escocês David Yarrow abandonou uma rentável posição de administrador de hedge funds para se tornar um fotógrafo de fine art em tempo integral. Então com 48 anos, ele pensou muito sobre a mudança, elaborando um detalhado plano de negócios para garantir que sua nova carreira fosse artisticamente satisfatória e comercialmente viável.

Hoje, Yarrow é um dos fotógrafos de maior sucesso no mundo, famoso por suas impressionantes fotos em preto e branco, que foram leiloadas entre US$ 75 mil e US$ 110 mil nos últimos dois anos – a Maddox, a galeria que o representa em Londres, chega a vender 9 milhões de libras em obras dele por ano.

Com o êxito comercial vieram as campanhas publicitárias para grandes marcas (como Tag Heuer, UBS e Land Rover) com modelos como Cara Delevingne, fotografada ao lado de leões selvagens, e um livro de mesa lançado pela editora Rizzoli New York, intitulado “Wild Encounters“, com prefácio do príncipe William, que é fã da fotografia de Yarrow. O livro foi premiado com o Art Book of 2017 pela amazon.com e esgotou uma segunda tiragem.

As imagens de Yarrow não são apenas cativantes, cada uma contém uma história de incrível persistência, conhecimento e criatividade. Afinal, não se pode deixar nada ao acaso ao trabalhar em regiões remotas e inóspitas, especialmente ao tentar capturar animais raros e perigosos em seus habitats naturais – como macacos gelada nas Terras Altas da Etiópia e o famoso elefante selvagem Lugard, o maior do Quênia – com o nível de intimidade que o escocês consegue.

Suas fotos trazem a sensação de proximidade, extraindo detalhes sutis que passariam imperceptíveis caso Yarrow não estivesse com sua câmera tão próxima dos animais que fotografa. O objetivo é fazer com que os animais olhem diretamente para a lente. Poucas pessoas têm a habilidade e capacidade de juntar tudo isso com uma autoridade que demonstra que a fotografia é uma arte – é por isso que uma foto de  Yarrow é instantaneamente reconhecível. Um trabalho que estará exposto na Gabriel Wickbold Gallery, em São Paulo, a partir do dia 19 de agosto, quando o fotógrafo estará presente para a abertura da exposição.

Gabriel Wickbold Gallery – Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição, São Paulo.

Mais de Cultura