Cultura

Por Redação 31.07.2019

Espetáculo “Bruto” estreia em 2 de agosto

Bruto” trata da insuficiência das palavras para darem conta da vida. Onze jovens se encontram e se perdem, se desentendem e se afeiçoam. As relações se entrecruzamentos e sobrepõem, enquanto uma angústia que perpassa a todos vem à tona.

Ao se encontrarem todos em uma festa, eles veem suas vidas se tornarem aos poucos um pesadelo, onde se instaura uma espécie de juízo final. Sem que possamos entender as razões sete autêntico “deus ex machina”, vemos os personagens entrarem em desespero e tentarem a qualquer custo se justificar, mesmo que não saibam qual foi o crime de cada um.

Na parceria entre o Coletivo Experimento 1313, o dramaturgo Alexandre Dal Farra e o diretor Luiz Fernando Marques, o espetáculo foi concebido a partir das tensões e conflitos da própria juventude dos autores, inseridos no momento sócio-político atual.

A narrativa tem como pano de fundo as consecutivas manifestações sociais iniciadas em 2013 que levaram às ruas uma grande massa de pessoas contestando, a princípio, o aumento das tarifa do transporte público. Era preciso dizer algo.

Movido por essas e outras questões , o espetáculo revela uma força coletiva por meio de conflitos particulares, configurado o próprio ato de proferir como uma consequência da relação difusa e contraditória entre individuo e sociedade.

Teatro de Conteiner – Rua dos Gusmões, 43, Centro, São Paulo.

  • Foto: André Stefano