Top

Maria Antonia recebe mostra de Ana Teixeira

O Centro Universitário Maria Antonia da USP recebe, a partir de 23 de agosto, a exposição “É tarde, mas ainda temos tempo”. A mostra individual da artista Ana Teixeira traz registros e desdobramentos de algumas ações feitas por ela em espaços públicos de diferentes lugares. A curadoria é de Galciani Neves.

A mostra configura-se como uma panorâmica de seus 20 anos de trajetória, celebrados recentemente em um livro lançado em dezembro de 2018, cujo título “Para que algo aconteça” reafirma seu interesse por uma arte que propicie encontros – sejam eles efêmeros, amorosos, incômodos ou mesmo inconvenientes. Encontros que podem ser, antes de tudo, enfrentamentos entre os sujeitos participantes de suas ações e eles próprios.

Para a artista, importam os acontecimentos e suas possíveis repercussões nos participantes. Teixeira tem como referência artistas que também experimentaram gestos de troca com o público, como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape. “Para mim, é a possibilidade de abrir-se para o que se apresenta, a um ser ou a algo, a uma situação, a uma obra de arte, ou a si mesmo. E a entrega é, antes de tudo, um ato de coragem”, diz.

Centro Universitário Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco – Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô).

Mais de Cultura