Top

Chiharu Shiota faz megaexposição em Tóquio

Até o dia 27 de outubro de 2019, a maior exposição individual de Chiharu Shiota está em cartaz Museu de Arte Mori, em Tóquio, Japão.

O artista, que vive em Berlim, na Alemanha, é conhecido por performances e instalações que expressam o intangível: memórias, ansiedade, sonhos, silêncio e muito mais.

Muitas vezes decorrentes da experiência pessoal, suas obras têm encantado pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida, questionando conceitos universais, como identidade, limites e existência.

Intitulada “Elevação da Alma”, a exposição no Museu de Arte Mori é a primeira oportunidade para experimentar em detalhe 25 anos de obra de Shiota; principalmente em grandes instalações, em que um espaço inteiro é encadernado com fio, geralmente vermelho ou preto. Os visitantes tornam-se parte da obra conforme avançam pelas instalações do artista.

Segundo Shiota, o preto pode ser interpretado como o céu noturno ou o cosmos, e o vermelho como sangue, ou alternativamente, o “fio vermelho do destino” que, na crença do leste asiático, une as pessoas.

A exposição apresenta instalações imersivas de grande escala, combinando objetos como barcos e malas evocativas de movimento e viagem, e um piano queimado, sugerindo silêncio.

Se vai ao Japão, a visita é obrigatória!

 

Mais de Cultura