Top

Theatro Municipal do Rio estreia “Grandes Vozes”

Neste domingo (07.07), às 17h, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta o primeiro concerto da série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro” com o consagrado tenor italiano Vittorio Grigolo. Em 2019, além de Grigolo, já estão agendados os concertos de outros três cantores líricos internacionais que dominam hoje os maiores palcos de ópera do mundo (Paris, Londres, Milão e Nova York).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Eles serão acompanhados no palco pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Serão mais quatro concertos em 2020 e outros quatro em 2021. Parte da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, “Grande Vozes no Rio de Janeiro” é uma iniciativa inédita na cena lírica brasileira. Para reger este primeiro concerto foi convidado o maestro americano Ira Levin.

A cada temporada serão quatro estrelas da ópera internacional que se apresentarão no projeto, ao longo dos próximos três anos. Os artistas também ministrarão masterclasses gratuitas para jovens cantores brasileiros.

Pela primeira vez na América do Sul, Grigolo foi, aos 23 anos, o tenor mais jovem a se apresentar no La Scala, em Milão. Em sua apresentação no Rio ele interpretará árias de óperas de Verdi, Puccini, Donizetti, Massenet, Gounod e Offenbach.

“Nosso objetivo principal é não só despertar o interesse pela ópera no Rio de Janeiro, como também motivar sonhos e novas possibilidades para jovens artistas brasileiros”, afirma Ilias Tzempetonidis, diretor de casting da Ópera Nacional de Paris. Reconhecido por descobrir talentos e lançar internacionalmente novos cantores de ópera, Tzempetonidis é um grego apaixonado pelo Rio de Janeiro. Junto ao empresário austríaco Stefan Ganglberger, levou ao Theatro Municipal a ideia desta série única e exclusiva de concertos no Brasil.

André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal, comenta: “O projeto Grandes Vozes é algo totalmente inédito no país e ficamos muito felizes em poder recebê-lo como parte da temporada oficial – ainda mais que a estreia acontece no mês em que celebramos os 110 anos do Theatro. Destaco a importância de ser um projeto idealizado para acontecer ao longo de vários anos, o que é um marco na ópera no Brasil. Temos muito a agradecer ao Tzempetonidis, e sua generosa ajuda em tornar tudo isso possível”.

Mais de Cultura