Top

Jazz com tributos a Fela Kuti e Miles Davis

Na segunda-feira (08.07), para movimentar a véspera do feriado, em São Paulo, as casas de show JazzNosFundos, em Pinheiros, e JazzB, na República, prepararam uma programação especial com tributos que acontecerão simultaneamente, às 22h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No JazzNosFundos, a banda Èkó Afrobeat homenageia o músico-ativista Fela Kuti, enquanto o legado do trompetista Miles Davis é lembrado por Walmir Gil Sexteto, no JazzB.

Conhecido como Fela Kuti, o nigeriano Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti foi um músico, ativista, transgressor, pai do afrobeat, e influenciou o mundo com sua música. Cantor, saxofonista, pianista e compositor, Kuti nasceu em 1938 e morreu em 1997. Com o afrobeat, criou uma fusão única da música africana com o jazz e o soul, em sessões hipnóticas que influenciam até hoje a música mundial.

Desde 2013, a atual formação do Èkó Afrobeat conta com 11 músicos no palco. O repertório do álbum homônimo da banda é quase inteiramente autoral, tendo a proposta sonora da banda baseada na mistura do afrobeat – gênero musical nigeriano, que mescla uma enorme variedade de estilos, como o funk, o soul, o free-jazz e o high-life a ritmos tradicionais iorubás – com a MPB e a música afro-brasileira, gerando uma sonoridade marcant, com bastante groove, convidativo à dança e ao improviso, além das letras de cunho político-social.

Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, São Paulo; (11) 3083-5975.

 

Mais de Cultura