Top

MAM Rio apresenta a mostra “…às contas ”

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro abre neste sábado (06.07) a exposição “… às contas”, uma instalação inédita criada especificamente para o espaço do museu pela artista Sonia Andrade (1935, Rio de Janeiro), com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes. A artista dispõe em nove colunas – cada uma com cerca de quatro metros de altura – contas de serviços básicos pagas e acumuladas entre 1968 e 2018, como luz, gás, telefone, televisão, internet e celular.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Distribuídas por tipo de serviço e em ordem cronológica, as contas estão unidas por elos metálicos e presas a correntes usadas habitualmente para amarrar e trancar bicicletas. “Ao usar este material, a artista deliberadamente introduziu uma carga semântica que faz alusão à impossibilidade de se viver livre dessas contas, da perda da mobilidade, da escravidão submetida por esses encargos”, destaca Cocchiarale.

O curador acrescenta que a artista não pretendeu uma aproximação estatística ou de gráficos econômicos. “É uma materialização poética do que a pessoa paga para viver”, diz.

O conjunto de contas, formado inicialmente por contas de luz, água, gás e esgoto, com o passar dos anos, ganhou a companhia das contas de televisão a cabo, de internet, de telefone fixo e de celular.

Sonia Andrade realizou sua primeira individual, em 1976, na Área Experimental do MAM Rio. No museu, realizou outras mostras individuais, sendo a última em 1999: “Goe, and catche a falling starre – Sonia Andrade”. As demais foram “Situações Negativas”, em 1984 e “A Caça – Sonia Andrade”, em 1978.

MAM RioAv. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Até 25 de agosto.

Mais de Cultura