Nesta quinta-feira (04.07), a Doxx Art Gallery inaugura a exposição “Conciliação”, das artistas Camilla Bologna e Giovana Grigolin, novos nomes representados com exclusividade pelo espaço.
Com curadoria de Renato De Cara, as duas jovens artistas revelam de maneira peculiar suas produções, entre elas, colagens variadas, com sobreposições de temas que se interrelacionam.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Em sua segunda participação na galeria, Camilla, que já foi premiada consecutivas vezes no Salão de Design de Superfície pelo museu MASM Santa Maria/RS e, em 2016, no prêmio Design Museu da Casa Brasileira de São Paulo, revela três séries distintas de seu trabalho. As obras apresentadas em “Conciliação” marcam o universo coerente da artista, com colagens em papel, sobrepondo cores e formas, em diversas superfícies como azulejo, tecido, acrílico e papel. O ponto de partida da composição são rascunhos, pedaços de cadernos e diários que tomam formas, elaborando desenhos.
Giovana apresenta em “Conciliação” sua série “Tudo Quanto Tenho“, onde também se debruça sobre o papel e conjuga versos reagrupados de autores que admira, criando novas composições, impressas em nobres papéis japoneses e de algodão. Em seus trabalhos, a artista aborda o corpo e os sentimentos femininos, revelando paisagens, a partir de sua técnica de sobreposições das linhas, que fazem sutis referências ao construtivismo. Em tom monocromático, Giovana suaviza com seus quadros as angústias do amor.
De acordo com De Cara, a linha que liga a arte das duas artistas é a poesia. “O trabalho de ambas é impulsionado pelos versos literários. Camilla teve acesso aos cadernos de um tio que deixou como herança versos inéditos e que a artista traduz em pintura, e Giovana mergulhou em um repertório de língua portuguesa para transformando tudo em linguagem fotográfica”, explica.
DoxxArt Gallery – R. Purpurina, 89, Vila Madalena, São Paulo. Até 3 de agosto.