Top

Festival Dogma reúne nomes da vanguarda musical

A primeira edição do Festival Dogma, que acontece no Sesc Pompeia, em São Paulo, conta com uma série de shows a preços populares e gratuitos. A programação do evento, organizado pela Dueto Produções, traz 14 atrações de origens e gêneros musicais variados, escolhidos pelos curadores Felipe Hirsch, Hermano Vianna e Ronaldo Lemos.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O que motivou e desafiou os criadores foi voltar a apresentar música nova para o público brasileiro, mas com formato também novo. Na troca de ideias, surgiram jogos, com várias regras: “só convidar artistas com até três discos lançados”; “nenhum dos convidados internacionais pode ter tocado no Brasil antes”; “para facilitar a produção todos precisam aceitar fazer shows com técnicos locais” etc. etc. Foram feitas listas e listas seguindo esses critérios que se transformaram no Dogma de um possível festival, e o nome vingou.

Na seleção final, quando as datas foram fechadas e os convites lançados, algumas regras foram relativizadas por força de várias circunstâncias e oportunidades. O Dogma central que permaneceu foi a exigência de relevância artística radical do panorama musical que o festival vai apresentar.

“Outros resultados não foram produtos de regras pré-estabelecidas: quando a programação definitiva ficou pronta é que percebemos que a grande maioria dos artistas internacionais é formada por negros (com forte presença LGBT), além de asiáticos, árabes e indígenas norte-americanos. Sinal evidente de uma mudança potente na composição da vanguarda da arte de hoje.”

Em resumo, o maior objetivo do Dogma é surpreender com muita ousadia. É uma aventura sonora, artística, criando um ambiente acolhedor para descobertas, mesmo as mais estranhas.

Programação disponível em : https://www.sescsp.org.br/festivaldogma
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.

Mais de Cultura