Imagine um cenário digno de Mad Max, mas recheado de obras de arte assinadas por artistas com uma curadoria única. É assim que se parece a paisagem do Burning Man, movimento de arte e contracultura norte-americano que todos os anos constrói uma cidade inteira temporária, no meio do deserto de Nevada, com os conhecidos 10 mandamentos, entre eles: cooperação, inclusão radical, participação e comunidade.
O Tropical Burn é o resultado espetacular da expressão criativa dos participantes que se reúnem uma vez por ano no Brasil para criar uma cidade temporária de arte, acampamentos temáticos, fantasias, música e performance!
A edição de 2019 acontece em uma praia no Rio Grande do Norte, sendo o primeiro regional da cultura Burning Man a se realizar na praia em um ambiente tropical. O evento é uma organização regional apresentado pela entidade sem fins lucrativos Associação Tropical Burn.
A participação é a chave deste evento. O Tropical Burn é um evento sem espectadores. Coletivamente somos todos responsáveis pela construção de tudo aquilo que acontece dentro dele.
Segundo Gabriel Benarrós, fundador e CEO da Ingresse, principal plataforma de ingressos e experiências em entretenimento, apostar no Tropical Burn significa apoiar artistas, criadores e empreendedores. “O Burning Man é muitas vezes chamado de ‘festival’, mas, na verdade, estamos falando de um movimento e um experimento cultural com curadoria de artistas plásticos. Trata-se de uma comunidade com valores fortes em mais de 30 anos de história. Agora, a comunidade brasileira de burners recria esse movimento em nosso querido Nordeste.”
Existem Basicamente três maneiras de participar e para todos o ingresso é obrigatório.
ARTE – Se você é artista, o Tropical Burn é o canvas perfeito para derramar as suas ideias. Todas as pessoas ao comprar ingresso do Tropical Burn deverão escolher um projeto de arte para apoiar. Se você é artista, essa é a sua oportunidade de criar um projeto incrível e apresentá-lo para o público.
CAMP – Um Acampamento é um gerador de experiências sensoriais. Sejam elas musicais, gastronômicas, de cura ou de entretenimento. Todas as tribos são bem-vindas. Não há restrições quanto a temática a não ser o respeito a todos os seres. Todas as pessoas que forem ao Tropical Burn deverão fazer parte de algum camp. Junte o seu grupo e aplique a sua ideia ou encontre uma vaga em um camp que combine com você na lista de camps registrados.
VOLUNTÁRIO – Somos todos voluntários no desenvolvimento desta experiência. Fazemos por amor à arte, por amor à liberdade e por estar em busca de transformação.
Tropical Burn – de 20 a 24 de junho
Baía Formosa – Rio Grande do Norte