Categories: Cultura

Brasil terá versão do Burning Man: o Tropical Burn

Share

Imagine um cenário digno de Mad Max, mas recheado de obras de arte assinadas por artistas com uma curadoria única. É assim que se parece a paisagem do Burning Man, movimento de arte e contracultura norte-americano que todos os anos constrói uma cidade inteira temporária, no meio do deserto de Nevada, com os conhecidos 10 mandamentos, entre eles: cooperação, inclusão radical, participação e comunidade.

O Tropical Burn é o resultado espetacular da expressão criativa dos participantes que se reúnem uma vez por ano no Brasil para criar uma cidade temporária de arte, acampamentos temáticos, fantasias, música e performance!

A edição de 2019 acontece em uma praia no Rio Grande do Norte, sendo o primeiro regional da cultura Burning Man a se realizar na praia em um ambiente tropical. O evento é uma organização regional apresentado pela entidade sem fins lucrativos Associação Tropical Burn.

A participação é a chave deste evento. O Tropical Burn é um evento sem espectadores. Coletivamente somos todos responsáveis pela construção de tudo aquilo que acontece dentro dele.

Segundo Gabriel Benarrós, fundador e CEO da Ingresse, principal plataforma de ingressos e experiências em entretenimento, apostar no Tropical Burn significa apoiar artistas, criadores e empreendedores. “O Burning Man é muitas vezes chamado de ‘festival’, mas, na verdade, estamos falando de um movimento e um experimento cultural com curadoria de artistas plásticos. Trata-se de uma comunidade com valores fortes em mais de 30 anos de história. Agora, a comunidade brasileira de burners recria esse movimento em nosso querido Nordeste.”

Existem Basicamente três maneiras de participar e para todos o ingresso é obrigatório.

ARTE – Se você é artista, o Tropical Burn é o canvas perfeito para derramar as suas ideias. Todas as pessoas ao comprar ingresso do Tropical Burn deverão escolher um projeto de arte para apoiar. Se você é artista, essa é a sua oportunidade de criar um projeto incrível e apresentá-lo para o público.

CAMP – Um Acampamento é um gerador de experiências sensoriais. Sejam elas musicais, gastronômicas, de cura ou de entretenimento. Todas as tribos são bem-vindas. Não há restrições quanto a temática a não ser o respeito a todos os seres. Todas as pessoas que forem ao Tropical Burn deverão fazer parte de algum camp. Junte o seu grupo e aplique a sua ideia ou encontre uma vaga em um camp que combine com você na lista de camps registrados.

VOLUNTÁRIO – Somos todos voluntários no desenvolvimento desta experiência. Fazemos por amor à arte, por amor à liberdade e por estar em busca de transformação.

Tropical Burn – de 20 a 24 de junho
Baía Formosa – Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024