Top

Evento arrecada fundos para o Solar dos Abacaxis

O Solar dos Abacaxis foi posto à venda pelos proprietários. O grupo que criou o Solar e que levou à frente a preservação e a transformação da edificação, numa plataforma de promoção e irradiação da arte contemporânea há mais de três anos, detém a exclusividade de compra por oito meses.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Agora, há um projeto para transformá-lo numa instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos, robusta, pulsante, perene e economicamente sustentável – cuja linha prioritária de atuação compreende a oferta de uma programação aberta, provocadora e alinhada com o que há de mais atual no campo da produção artística de ponta, com cursos de formação curatorial, workshops, exposições, midiateca, espaço de cooperação internacional, dentre outras atividades.

Ou seja, a ideia é a de transformar o local em um lugar de resistência e de exercício da liberdade criativa, que a cidade do Rio merece e os novos tempos exigem.

Para pôr essa proposta em andamento, foi criado um fundraising com o Janeiro Hotel, que se tornará em um espaço pop-up Solar dos Abacaxis de novos artistas sem galerias até a ArtRio. Todo o valor das obras expostas será revertido para esse projeto. Por isso, há sugestão de preço mínimo e máximo. Cada obra arrematada dá a oportunidade de um novo trabalho de outro artista entrar no local para participar dessa exposição.

Nesta quinta-feira (13.06), o Janeiro Hotel recebe um coquetel do vernissage do Solar dos Abacaxis, com exposição que reúne obras das artistas Isabela Sá Rodrigues, Joana Traub Csekö e Maria Palmeiro. As peças estão à venda, e os fundos arrecadados serão revertidos para transformar o Solar em uma instituição privada de interesse público sem fins lucrativos, com já citado. A atração da noite será o DJ baladíssimo do momento, o francês Pablo Saavedra de Decker. O evento começa às 18h.

Mais de Cultura