Top

Casa de Vidro recebe intervenção de Lucia Koch e antecipa o Bloomsday

Dois eventos acontecem na Casa de Vidro, a intervenção da artista Lucia Koch e antecipação do Bloomsday.

O projeto “site-specific” da artista multimídia Lucia, da Galeria Nara Roesler, a “Casa de Vento”, que consiste na intervenção direta sobre a arquitetura modernista do local, criando um diálogo com a casa por meio de cortinas em malha estampada, acontece no dia 15 de junho.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Entre os destaques, o degradê de cores: gamas de âmbar e azul, recorrentes entre os filtros de correção de cor para cinema, que emulam as variações de temperatura de cor da luz natural ao longo do dia, proporcionando aos visitantes uma nova experiência à medida em que estes se deslocam no espaço e podem observar as alterações de luz e movimento proporcionadas pelas cortinas. A intervenção de Lucia abre ao público das 12h às 15h, com visitas acompanhadas pelo Educativo do Instituto Bardi.

A programação traz também o “Finnegans Eve 2019”, segunda edição da celebração da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, organizado pelo Estudio Tupi.  Na Irlanda, assim como em todo mundo, o evento recebe o nome de Bloomsday e acontece no dia 16 de junho, data em que se passa a história que tem como personagem principal Leopold Bloom. Esta é a única celebração dedicada ao personagem de um livro.

O Bloomsday acontece das 15h às 17h, com apresentação do arquiteto Aldo Urbinati sobre a transparência na modernidade com foco nas passagens do personagem [autobiográfico] Stephen Dedalus de Ulysses e sua relação com a “Inelutável Modalidade do Visível”.

Em seguida, a convite do Estúdio Tupi, Andrea Drigo e As Espiralistas apresentam sua obra “InG: um modo feminino de ouvir a obra InC de Terry Riley de 1964”, exibindo sua composição uma oitava acima do visível daquela “Inelutável Modalidade do audível”, que também complementava o mundo visual de Dedalus.

“As duas propostas revelam o potencial da Casa de Vidro, muito além da arquitetura, e reforça a sua vocação de abrigar diferentes expressões artísticas”, observa Waldick Jatobá, diretor-presidente do Instituto Bardi. Os eventos contam com o apoio da Unifex e são gratuitos.

Casa de Vidro – Rua General Almerio de Moura 200, Morumbi, São Paulo, (11) 3477.9902.

 

Mais de Cultura