Top

Exposição “Estética de uma amizade – Alfredo Volpi e Bruno Giorgi”

Pinakotheke Cultural apresenta de 14 de junho a 27 de julho de 2019 a exposição “Estética de uma amizade – Alfredo Volpi (1896-1988) e Bruno Giorgi (1905-1993)”, com mais de 120 obras, em sua grande parte inédita, que narram a longeva e afetiva convivência dos dois artistas, que perdurou por 52 anos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Max Perlingeiro, da Pinakotheke, e de Pedro Mastrobuono, do Instituto Volpi de Arte Moderna, a ideia da exposição vem sendo desenvolvida há dez anos, e pôde ser materializada a partir dos longos depoimentos de Leontina Ribeiro Giorgi, viúva de Bruno, dados aos dois curadores.

Depois do enorme sucesso na Pinakotheke em São Paulo, onde foi vista por milhares de pessoas, a exposição chega ao Rio, acompanhada de um livro com capa dura, 228 páginas e formato de 22cm x 27cm, com imagens das obras e textos do crítico Rodrigo Naves, do  psicanalista David Léo Levisky, de Mário de Andrade (excerto do texto escrito em 1944 e publicado na “Revista Acadêmica”, em 1945), e de Max Perlingeiro.

A exposição terá dois documentários com depoimentos dos dois artistas, editados com as obras da exposição, em looping. Algumas obras estarão nos jardins, e o programa educativo gratuito acontece de 29 de junho a 3 de agosto, das 11h às 13h.

Mais de Cultura