Top

Artigo: dos desenhos para nossas vidas

Por Marcos Tenório

Em 1962, estreava uma série de desenhos animados na TV americana que se tornou conhecida em todo o mundo, “ Os Jetsons”. Eles eram uma família nada tradicional norte-americana liderada por George e Jane, influenciada pela corrida espacial, que vivia em uma cidade do futuro longínquo de 2062 onde tudo era automatizado e os robôs eram bastante comuns, como Rose, a adorável empregada deles. Eles faziam um contraponto aos saudosos “Os Flintstones” como a família do futuro e, ao em vez de utilizar tração animal ou os pés para mover seus veículos, eles flutuam em suas cidades que parecem de outro planeta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Já imaginou acordar e pedir o resumo de notícias nacionais e internacionais? Ou, antes de dormir, pedir que a sua assistente leia algumas páginas do seu livro de cabeceira no Kindle? Ou programar a sua casa para acender todas as lâmpadas às 18 horas?

Isso já é possível e fora da ficção, estamos cada vez mais próximos dessa realidade, com a chegada dos objetos inteligentes às nossas casas, nós podemos controlar tudo a partir de comandos nos nossos smartphones ou por meio de voz. Há algum tempo isso era difícil de ser encontrado no Brasil, mas cada vez mais marcas estão começando a aportar por aqui para trazer suas novidades.

A Philips foi uma das primeiras que trouxe a linha Hue: lâmpadas inteligentes interligadas por meio de um hub que possibilitam o controle por meio de app ou de assistentes virtuais. É possível, por exemplo, controlar a intensidade da luz, a temperatura (cor) das luzes, programar o funcionamento delas, além de programar os ambientes de acordo com os momentos.

Do outro lado do mundo, há a Xiaomi, empresa chinesa famosa por desenvolver produtos de todos os tipos e de boa qualidade a ponto de ser considerada a quarta maior fabricante de celulares do mundo. Desde sandálias e escovas de dente até aspirador robô e patinetes, esse ecossistema imenso de produtos está chegando ao Brasil, oficialmente, neste mês de junho e promete trazer centenas de gadgets inteligentes, além dos famosos smartphones da empresa, que conquistaram os geeks e profissionais de informática.

Os destaques estão para a lâmpadas inteligentes Yeehlight, o sistema de automação residencial Mi Smart Sensor Set e o robô aspirador Mi Robot Vacuum. Isso sem falar da febre do momento: os patinetes Mi Electric Scooter e as já famosas por aqui Mi Band, as pulseiras inteligentes da marca. Isso será possível a partir da parceria com a DL Electronics aqui no Brasil, para importação e comercialização de vários desses equipamentos. A comercialização será feita a partir da loja autorizada no Shopping Ibirapuera e também pelo site mi.com.

Tudo isso é bem interessante e promete ganhar ainda mais espaço nas nossas casas com a chegada das caixinhas de som com inteligência artificial Google Home e Amazon Echo, que estarão desembarcando no Brasil em breve. Mesmo assim, o Google Assistente já é o primeiro lugar do mundo em uso por conta dos smartphones da empresa, que transformam qualquer celular em um controle de equipamentos da internet das coisas, utilizando o app Google Home ou chamando pela assistente no Ok Google.

O Google não se pronunciou oficialmente sobre a chegada ao Brasil, mas a gigante da tecnologia já liberou o reconhecimento do português brasileiro nos celulares e nas suas caixinhas compradas lá fora, além de a JBL oficialmente comercializar suas caixinhas Link 10 no Brasil, com a Assistente do Google embarcada.

A Amazon iniciou os testes com brasileiros para aprimorar o reconhecimento da língua portuguesa pela sua assistente, a Alexa. É um bom sinal de que estão chegando opções da tecnologia por aqui e com suporte nativo ao nosso idioma. A empresa de Jeff Bezos é a líder na comercialização desse tipo de gadgets, mas ainda não chegou ao Brasil e isso está bem perto de acontecer. Segundo a empresa, é provável o lançamento no segundo semestre deste ano. Além disso, ela oferece a Alexa em seus dispositivos Fire TV e licencia para instalação em aparelhos de outras marcas.

A Apple não oferece suporte no Brasil para a sua Apple HomePod, que só pode ser importada, oferece as mesmas funcionalidades das concorrentes, e ainda faz parte do ecossistema Apple. Atualmente, ela oferece a Siri nos smartphones da empresa e no sistema da Apple TV.

Esses sistemas de inteligência artificial também podem ser abarcados para outros dispositivos. Já foram anunciados televisores da LG que, recentemente, anunciou a chegada da assistente virtual Alexa em suas novas TVs com controle por voz. É uma tendência de mercado que está cada vez mais presente, e a aceitação tem sido bastante satisfatória.

Ainda não temos uma versão atualizada da Rose, a robô da família Jetson, mas não duvido muito que isso acontecerá muito em breve. Enquanto ela não chega, algumas das atividades de casa já podem ser compartilhadas por esses dispositivos inteligentes. O desenho animado durou pouco tempo, mas os dispositivos e o sistema de inteligência artificial estão só começando a se popularizar e prometem ter vida bem longa.

Marcos Tenório é Designer, Sócio da Kalulu Design&Comunicação, Mestrando em Design de Artefatos Digitais pela Universidade Federal de Pernambuco e professor de Materiais e Tendências em Design de Interiores na Uninassau.

Mais de Cultura