Top

Festival na Suíça destaca o cinema brasileiro

Neste sábado (25.05), o Videoex – International Experimental Film & Video Festival Zurich abre suas portas pela 21ª vez. Mais de 150 obras na interface entre filme e arte serão exibidos ao longo dos nove dias de evento. No programa convidado deste ano, o Videoex colocou em destaque a produção do cinema de vanguarda e experimental do Brasil.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Ao todo, serão 11 programas dedicados a essa história, exibindo algumas obras clássicas do cinema brasileiro, como “Limite” (1931), de Mário Peixoto e “A Idade da Terra” (1980), de Glauber Rocha, e contará ainda com filmes de Ana Vaz, Cao Guimarães, Cínthia Marcelle, Letícia Parente, Zózimo Bulbul, entre muitos outros. Dois curadores brasileiros colaboraram com a programação: Gabriel Bogossian (Videobrasil, SP) e Lucas Murari (Risco Cinema, Dobra – Festival Internacional de Cinema Experimental, RJ).

Outros destaques do Videoex 2019 são o “Foco do Artista”, com obras do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul e do artista argentino Sebastian Diaz Morales, sessões especiais dedicadas à Barbara Hammer e Jonas Mekas, além da mostra competitiva e performances de cinema expandido.

O videoex International Experimental Film & Video Festival Zurich é o único festival suíço dedicado a filmes e vídeos experimentais e está entre os oito festivais de cinema apoiados pelo Departamento de Cultura da Suíça.

Clique para informações e programação.

Mais de Cultura