Categories: Cultura

EUA ganham maior retrospectiva dedicada a Donald Judd em 30 anos

Share

Por Camila Martins 

Uma figura importante no movimento Minimal Art, Donald Judd (1928-1994) entrou em cena no final dos anos 60 com suas obras elegantes e retilíneas, como suas “caixas de Judd”. Agora, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, anunciou uma retrospectiva que destacará sua carreira de décadas.

Com inauguração prevista para março de 2020, a retrospectiva há muito esperada é a primeira desse tipo em mais de trinta anos, desde que o Museu Whitney apresentou uma pesquisa de carreira completa com o artista, escultor e designer de arquitetura no final dos anos 80.

É a maior exibição após sua reabertura em outubro, quando a expansão do museu custou US$ 400 milhões.

A exposição explorará a notável visão de um artista que revolucionou a história da escultura, destacando o escopo completo da carreira de Judd através de cerca de 60 trabalhos em escultura, pintura e desenho, de coleções públicas e privadas nos EUA e  no exterior.

Judd esteve entre uma geração de artistas nos anos 60 que procuraram eliminar completamente o conteúdo ilusório, narrativo e metafórico.  Ele virou-se para três dimensões, bem como métodos de trabalho industriais e materiais, a fim de investigar o “espaço real”, por sua definição

A exposição será acompanhada por um catálogo totalmente ilustrado.  Os ensaios incluídos no catálogo examinarão assuntos fundamentais para o trabalho e pensamento de Judd, incluindo métodos de fabricação, suas pinturas e esboços antigos, sua relação com os museus, seu interesse no trabalho específico do local e suas atividades nos domínios do design e da arquitetura.  .

A mostra é organizada por Ann Temkin, curadora-chefe de pintura e escultura de Marie-Josée Henry Kravis, Yasmil Raymond, curador associado, Tamar Margalit, assistente de curadoria, e Erica Cooke, pesquisadora do Departamento de Pintura e Escultura do MoMA  .

O artista esteve nos anos 60 entre os que procuraram eliminar completamente o conteúdo ilusório, narrativo e metafórico.  Virou-se para três dimensões, bem como métodos de trabalho industriais e materiais, a fim de investigar o “espaço real”, por sua definição.

A exposição examina a evolução do trabalho de Judd, começando com suas pinturas, relevos e objetos artesanais do início dos anos 1960;  por meio dos anos em que ele construiu um vocabulário icônico de obras em três dimensões, incluindo caixas ocas, pilhas e progressões feitas com metais e plásticos por fabricantes comerciais;  e continuando através de seu extenso envolvimento com a cor durante a última década de sua vida.

“Meio século depois que Judd se estabeleceu como uma figura importante de seu tempo, ainda resta muito a descobrir”, disse Temkin.  “A apresentação do MoMA enfatizará a radicalidade de sua abordagem à arte e à complexidade visual de seu trabalho”.

“Queremos elogiar a liderança do MoMA, Ann Temkin e sua equipe por sua pesquisa aprofundada e seu compromisso substancial com essa importante exposição. O trabalho de Judd continua tão vital hoje como quando ele o criou.  Nós apreciamos o MoMA oferecendo a oportunidade para uma nova geração se envolver com seu trabalho em Nova York ”, disse Rainer Judd, presidente da Fundação Judd.

Foto: Divulgação/MoMA
Foto: Divulgação/MoMA
Foto: Divulgação/MoMA

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024