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EUA ganham maior retrospectiva dedicada a Donald Judd em 30 anos

Por Camila Martins 

Uma figura importante no movimento Minimal Art, Donald Judd (1928-1994) entrou em cena no final dos anos 60 com suas obras elegantes e retilíneas, como suas “caixas de Judd”. Agora, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, anunciou uma retrospectiva que destacará sua carreira de décadas.

Com inauguração prevista para março de 2020, a retrospectiva há muito esperada é a primeira desse tipo em mais de trinta anos, desde que o Museu Whitney apresentou uma pesquisa de carreira completa com o artista, escultor e designer de arquitetura no final dos anos 80.

É a maior exibição após sua reabertura em outubro, quando a expansão do museu custou US$ 400 milhões.

A exposição explorará a notável visão de um artista que revolucionou a história da escultura, destacando o escopo completo da carreira de Judd através de cerca de 60 trabalhos em escultura, pintura e desenho, de coleções públicas e privadas nos EUA e  no exterior.

Judd esteve entre uma geração de artistas nos anos 60 que procuraram eliminar completamente o conteúdo ilusório, narrativo e metafórico.  Ele virou-se para três dimensões, bem como métodos de trabalho industriais e materiais, a fim de investigar o “espaço real”, por sua definição

A exposição será acompanhada por um catálogo totalmente ilustrado.  Os ensaios incluídos no catálogo examinarão assuntos fundamentais para o trabalho e pensamento de Judd, incluindo métodos de fabricação, suas pinturas e esboços antigos, sua relação com os museus, seu interesse no trabalho específico do local e suas atividades nos domínios do design e da arquitetura.  .

A mostra é organizada por Ann Temkin, curadora-chefe de pintura e escultura de Marie-Josée Henry Kravis, Yasmil Raymond, curador associado, Tamar Margalit, assistente de curadoria, e Erica Cooke, pesquisadora do Departamento de Pintura e Escultura do MoMA  .

O artista esteve nos anos 60 entre os que procuraram eliminar completamente o conteúdo ilusório, narrativo e metafórico.  Virou-se para três dimensões, bem como métodos de trabalho industriais e materiais, a fim de investigar o “espaço real”, por sua definição.

A exposição examina a evolução do trabalho de Judd, começando com suas pinturas, relevos e objetos artesanais do início dos anos 1960;  por meio dos anos em que ele construiu um vocabulário icônico de obras em três dimensões, incluindo caixas ocas, pilhas e progressões feitas com metais e plásticos por fabricantes comerciais;  e continuando através de seu extenso envolvimento com a cor durante a última década de sua vida.

“Meio século depois que Judd se estabeleceu como uma figura importante de seu tempo, ainda resta muito a descobrir”, disse Temkin.  “A apresentação do MoMA enfatizará a radicalidade de sua abordagem à arte e à complexidade visual de seu trabalho”.

“Queremos elogiar a liderança do MoMA, Ann Temkin e sua equipe por sua pesquisa aprofundada e seu compromisso substancial com essa importante exposição. O trabalho de Judd continua tão vital hoje como quando ele o criou.  Nós apreciamos o MoMA oferecendo a oportunidade para uma nova geração se envolver com seu trabalho em Nova York ”, disse Rainer Judd, presidente da Fundação Judd.

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