Top

Estreia “Ofício: Farpa” com exposição Afonso Tostes

Sesc Pompeia estreia em 2019 o projeto “Ofício: Farpa”. A proposta é investigar o uso de técnicas tradicionais e práticas artesanais – abordadas nas suas Oficinas de Criatividade – na produção artística contemporânea. Começando pela marcenaria, o artista Afonso Tostes apresenta a exposição “Floresta d’água”, entre os dias 07 de maio e 18 de agosto.

Com curadoria de Daniel Rangel, a mostra explora elementos fundamentais para o ciclo da vida. Troncos secos, madeiras de demolição, remos, cordas, água doce e salgada, pedras e barro são alguns dos materiais e objetos coletados ou negociados pelo artista. Há mais de quatro anos, ele viaja pelas águas e florestas do Brasil em busca de elementos carregados de histórias, que ganham novos significados em suas mãos.

Obras de grandes dimensões, criadas especialmente para a exposição, ocuparão os corredores das Oficinas. Logo na entrada, estará a escultura Igbo (2019), com mais de 5m de altura. Formada por três pedaços de troncos empilhados de maneira irregular, sustentados por outras esculturas. “O trabalho desloca o visitante para um outro espaço e tempo. Seu impacto visual é ampliado pela relação inerente de sua coluna natural com a estrutura amadeirada do telhado do edifício”, explica o curador.

Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo.

Mais de Cultura