Top

Gabriel Wickbold abre sua primeira mostra em Portugal

Um dos fotógrafos de maior prestígio da atualidade brasileira e expoente da arte contemporânea do País, Gabriel Wickbold leva para Lisboa 18 obras de destaque de sua carreira – parte das séries “I am Light”, “Naïve”, “Sexual Colors” e “I am online”.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Famoso por suas fotografias ousadas e por seu olhar em busca do novo quando o assunto é imagem, Wickbold também lançará na capital portuguesa seu primeiro e recém-editado livro, uma retrospectiva de sua trajetória como artista.

A exposição e o lançamento do livro acontecerão no espaço Coletivo 284, no bairro das Amoreiras, a partir de 17 de abril. No mesmo dia, o artista realizará um jantar privado para uma turma de colecionadores privados da cidade.

Desde 2006, Gabriel vem tentando ressignificar diversos conflitos do homem contemporâneo. Sempre de forma experimental e inusitada, ele utiliza a fotografia para falar sobre o corpo, a natureza, o envelhecimento, a conectividade e a luz.

Aos 34 anos, a paixão dele pela arte evoluiu para uma mistura muito mais controlada de cores e imagens, inspirada por vários artistas prolíficos, incluindo o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o fotógrafo tcheco e pintor Jan Saudek e o fotógrafo britânico Nick Knight.

Wickbold explica que toda a ideia de criar uma peça centrada na figura humana real – usando diferentes mídias – requer uma abordagem completamente diferente da arte.

“A fotografia e a pintura são dois mundos diferentes que não se conectam tão facilmente”, observa Wickbold. “Não se trata apenas de pintar o modelo, trata-se de iluminar (o modelo) e fazer com que apareça no monitor do jeito que eu imagino. Começa com a pintura no corpo do modelo. Então eu capturo a iluminação certa e depois a pós-produção para fazer as cores se encaixarem da maneira correta. Há um equilíbrio que acho que realmente encontrei, onde cada um de nós pode ver as cores de uma maneira diferente.”

Exposição Gabriel Wickbold
Coletivo 284 – Rua das Amoreiras, 72 A, Lisboa, Portugal.
Dia 17 de abril, às 19h.

Mais de Cultura